A Câmara Municipal de Alto Alegre empossou, na manhã desta quarta-feira (15), Valdenir Magrão (MDB) como prefeito interino da cidade situada a 95 quilômetros da capital Boa Vista. A posse ocorre após a Casa aprovar o afastamento da prefeita interina Simone Friedrich (PSD).
A cerimônia de posse contou com a presença dos outros oito vereadores, dos deputados estaduais Neto Loureiro (PMB) e Renato Silva (Podemos) e dos moradores, que lotaram o plenário da Casa.
Apesar da resistência de Simone em deixar o cargo, Magrão informou ter enviado, por meio da Procuradoria-Geral da Câmara, ofício que informa a ela a posse dele como prefeito. Ela, no entanto, recusou cumprir. Magrão prometeu acionar a justiça para tirá-la à força.
O agora vereador e presidente licenciado da Casa prometeu que os seus primeiros atos como prefeito serão “retomar todas as obras inacabadas” da cidade e “recuperar todas as vicinais intrafegáveis”.
Com a posse de Valdenir Magrão, a presidência da Câmara passa a ser do vice-presidente Radamés Pereira de Melo (MDB). Também compõem a mesa diretora os vereadores João Eli Sousa Silva (Republicanos) (primeiro-secretário) e Assis Pedroso (PL) (segundo-secretário).
O suplente de Magrão, Chaguinha Lorenço (MDB), será empossado como vereador em até 15 dias.
MP vê afastamento de prefeita como ilegal
O Ministério Público de Roraima (MPRR) declarou ser flagrantemente ilegal a decisão da Câmara Municipal de afastar Simone Friedrich do cargo. O órgão justifica que o parlamento descumpriu o devido processo legal e contrariou a competência da Justiça Eleitoral.
O MP defende que a justiça comum é incompetente para julgar o caso e que o afastamento seja cassado por extrapolar os limites das atribuições da Câmara. Valdenir Magrão, por sua vez, defende a legalidade do ato da Casa. A juíza de Alto Alegre, Sissi Schwantes, ordenou que a Câmara se manifeste sobre o caso em até dois dias, mas o parlamento informou que ainda não foi notificado.
Quem é o novo prefeito?
Em 2020, Valdenir Soares Alves foi eleito o vereador mais votado de Alto Alegre, com 672 votos (7,73% dos válidos). Ele é empresário e iniciou a carreira política em 2016, quando perdeu a eleição para o mesmo cargo por apenas um voto.