Política

Venezuela pede auxílio a Roraima contra El Niño

Roraima vai mediar a compra de sementes de pasto para Zuliapor conta da seca intensa provocada pelo El Niño

Nesta quarta-feira, 13, o governador do estado venezuelano de Zulia, Francisco Árias, veio a Roraima acompanhado de comitiva para buscar apoio do Governo do Estado no enfrentamento aos efeitos da estiagem, causados pelo fenômeno climático El Niño, além de conversar sobre temas de interesse econômico entre os dois países e estados. Árias foi recebido no Palácio Senador Hélio Campos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Oleno Matos e os secretários estaduais de Planejamento, Alexandre Henklain, e da Fazenda, Shiská Pereira.

Matos explicou que o Governo de Roraima atendeu ao pedido de auxílio de Zulia, no sentido de agilizar as questões emergenciais apresentadas pela comitiva estrangeira. “O Governo do Estado atuou hoje como mediador. O governador Francisco Árias explicou que nos buscou de forma urgente para mediar a compra de sementes de pasto, para repor o que foi perdido depois da seca intensa provocada pelo El Niño”, disse.

Segundo Árias, a seca afetou entre 20% a 30% dos dois milhões de hectares de terra que servem para alimentação do gado da região, situada na porção ocidental da Venezuela.

Árias complementou afirmando que Roraima e Zulia têm outros pontos em comum que poderiam ser integrados. “Há a produção crescente de soja e os investimentos de capital asiático na região. Isso poderia inclusive levar a uma triangulação de outros estados brasileiros e venezuelanos na logística de escoamento de produção. As possibilidades são amplas, nunca foram exploradas e a proximidade geográfica poderia beneficiar economicamente a todos os estados envolvidos”, disse.