Política

Venezuela reabre fronteira após reeleição contestada de Maduro

Fechamento foi para evitar possíveis conflitos ou interferências externas. Movimentação em Pacaraima é tranquila

Movimentação na fronteira entre Brasil e Venezuela (Foto: João Kleber Soares Borges)
Movimentação na fronteira entre Brasil e Venezuela (Foto: João Kleber Soares Borges)

Reeleito em pleito contestado pela comunidade internacional, o ditador venezuelano Nicolás Maduro reabriu nesta segunda-feira (29) as fronteiras de seu País, incluindo com o Brasil por Pacaraima, em Roraima. A medida havia sido tomada para controlar o movimento e evitar possíveis conflitos ou interferências externas.

LEIA MAIS

Na semana passada, o próprio governo brasileiro havia informado a decisão conjunta dos ministérios venezuelanos do Poder Popular para a Defesa e para as Relações Interiores, Justiça e Paz, válida das 12h de 23 de julho às 8h de 29 de julho, tomada em virtude das eleições presidenciais.

O comerciante de Pacaraima, João Kleber, relatou à Folha que a movimentação de condutores e pedestres dos dois países é pequena nesta segunda, incluindo pelas rotas clandestinas na fronteira.

Momento em que a fronteira foi reaberta na manhã desta segunda-feira (Foto: João Kleber Soares Borges)

Segundo a OIM (Organização Internacional para as Migrações), da ONU (Organização das Nações Unidas), a média mensal de venezuelanos que entram no Brasil, principalmente por Pacaraima, fica em torno de 15 mil.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.