Política

Venezuelanos vivem em condições precárias em Roraima, diz Telmário

O senador Telmário Mota (PDT) fez um apelo ontem, 07, ao Governo Federal, para que tome medidas de assistência aos imigrantes venezuelanos em Roraima. A imigração desordenada ocorre especialmente na cidade de Pacaraima, que faz divisa com a Venezuela, Norte de Roraima, e em Boa Vista, destino de boa parte dos venezuelanos. O parlamentar disse que já há o registro de 30 mil pessoas que cruzaram a fronteira somente em 2016, devido às dificuldades enfrentadas no país vizinho.

Segundo o senador, a situação é precária, já que muitos dos imigrantes não têm empregos e acabam conseguindo subempregos. Conforme os relatos de Telmário, esses imigrantes muitas vezes se abrigam em prédios abandonados sem condições necessárias a uma vida digna. A falta de ocupação, disse o senador, faz com que aumente a criminalidade e a prostituição. “Segundo depoimentos, são enfermeiras e até médicas venezuelanas que já não têm opção no mercado na Venezuela e se submetem à prostituição na nossa capital, à luz do dia, então isso preocupa bastante”, disse.

O parlamentar lembrou que Roraima não tem muitos recursos e que a situação se agrava com sucessivas administrações não comprometidas com o desenvolvimento do Estado. O senador argumentou que a ajuda do Governo Federal é urgente, já que o Estado não tem dinheiro nem para lidar com as próprias despesas e que não pode arcar com o aumento da demanda em áreas como a saúde, por exemplo.