Política

Vereador discute necessidade de saúde e moradia aos catadores

Genival da Enfermagem quer realizar ação social para oferecer atendimento médico gratuito às famílias que moram e trabalham no local

A visita da Comissão de Vereadores ao lixão municipal de Boa Vista, realizada na semana retrasada, voltou a entrar em pauta no programa Agenda Parlamentar desse sábado, 28, pela Rádio Folha 1020 AM. O programa recebeu os vereadores Genival da Enfermagem e Rômulo Amorim ambos eleitos pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).

O vereador Genival, conhecido por sua atuação na área de saúde, afirmou que as famílias de catadores que moram no lixão precisam receber assistência. “A visita foi de suma importância, porque podemos ver de frente como vivem as pessoas ali. Eu e mais dez vereadores fomos ao lixão e estamos sensibilizados em melhorar a vida de todos”, disse.

Uma das principais ações que o parlamentar pretende promover no local é de levar atendimento médico e ações de saúde aos catadores. “Estamos organizando promover uma ação social no lixão para que as pessoas que ali trabalham e residem possam ter a oportunidade de cuidar da saúde. Sabemos que não resolverá o problema, mas pelo menos irá minimizar a dor e levar assistência”, destacou.

A ação, de acordo com o vereador, seria feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que cederia enfermeiros, clínicos gerais, pediatras, dentistas e urologistas para atender os que precisam. “Esse pedido está sendo encaminhado à Secretaria”, afirmou.

Para Genival, devem ser buscados meios de conseguir moradias para que as famílias de catadores deixem de morar no lixão. “Precisamos fazer uma triagem dessas pessoas e procurar um intermediário com programas sociais para tentar tirar essas pessoas de lá. Pela legislação, não é permitido que morem no lixão”, lembrou.

A comissão de vereadores que visitou o lixão municipal foi convidada pelo Conselho das Cidades para integrar um grupo que irá discutir o Plano de Resíduos Sólidos. Além de Genival, os vereadores Wagner Feitosa, Ítalo Otávio e Zélio Mota integram o Conselho como titulares. Já os vereadores Magnólia Rocha, Albuquerque e Idázio da Perfil serão suplentes.

“O Conselho é a porta e o caminho de tudo, porque é onde iremos discutir o plano diretor, como a cidade irá se adaptar e onde serão feitas as mudanças. Nós iremos discutir diretamente com a comunidade para facilitar as tentativas de tirar aquelas pessoas de lá e colocá-las em um lugar melhor”, ressaltou Genival.

Ele informou que, logo no primeiro encontro, será debatida a situação das cooperativas que fazem o trabalho de reciclagem no local. “Iremos apresentar uma proposta de criação de cooperativas nos próprios bairros. É interessante e solicitamos que fosse encaminhada à Câmara Municipal para que pudéssemos debater e decidir o que for melhor para a sociedade”, frisou.

SAÚDE – Além de integrar a comissão que visitou o lixão de Boa Vista, o vereador Genival da Enfermagem afirmou que, assim que foi eleito, solicitou à Prefeitura de Boa Vista a extensão do horário de atendimento no posto de saúde do bairro Cidade Satélite, na zona Oeste. “Onde tem posto de saúde e hospital, tem profissional de enfermagem. Assim que fui eleito fiz solicitação para estender o horário do posto de saúde no bairro. A Prefeitura prontamente atendeu e isso está beneficiando 26 mil pessoas que moram lá”, destacou.