Durante discurso na tribuna na primeira sessão ordinária de 2021, realizada nesta quarta-feira, 6, o vereador Ítalo Otávio (REPUBLICANOS), falou sobre os números atualizados dos casos de coronavírus em Roraima, mas lembrou da preocupação dos pais quanto ao retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino.
O vereador relembrou que muitos serviços até essenciais na cidade estão funcionando normalmente com todas as restrições impostas pelos órgãos de controle.
Na segunda-feira, 5, o vereador protocolou ofício na Secretaria Municipal de Educação, em que pede informações da Prefeitura de Boa Vista sobre quando deve ocorrer o retorno às aulas e de que forma vai acontecer.
“É evidente que a Secretaria Municipal de Educação vai adotar medidas de biossegurança no ambiente escolar e de prevenção para manter a saúde dos alunos, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, mas precisamos saber se as aulas vão ser totalmente presenciais ou não, e se vai haver rodízio como acontece em outras cidades. Caso haja algum tipo de ponderação por parte do corpo técnico das escolas, vamos propor uma audiência pública”, disse Ítalo.
No ano passado, mais de 44 mil alunos estavam matriculados em escolas municipais. Ítalo acredita que não deve ter aumento de solicitantes neste ano, devido ao fechamento das fronteiras. “Mas caso tenha, vamos nos reunir com os demais vereadores para propor políticas públicas que não deixem esse público desassistido”, acrescentou.
Prefeitura diz que não há previsão para retorno das aulas
Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que ainda não há previsão de retorno das aulas na capital para os mais de 44 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Reforça que, mesmo sem aulas, o Município continuou cuidando das escolas, com manutenção, limpeza, segurança, além da reforma e construção de novas unidades, entregues recentemente.
“O Município também investiu na aquisição de materiais de proteção, como máscaras, álcool em gel e demais EPI’s, tanto para alunos como para professores e servidores das escolas, garantindo a segurança de todos quando o retorno for possível. Adquiriu ainda materiais didáticos que serão entregues aos alunos. Importante destacar que os indicadores relacionados à covid-19 estão sendo analisados criteriosamente e serão utilizados para a tomada de decisão quanto ao retorno seguro dos estudantes, professores e demais servidores às unidades de ensino”, diz trecho da nota.
“A Secretaria Municipal de Educação está preparada e com planejamento para o retorno das atividades escolares e divulgará, no momento seguro e adequado, com todo suporte necessário aos pais e alunos”, concluiu.