Cinco dos nove “vereadores jovens” de Pacaraima vão cumprir agenda em Brasília, entre domingo (20) e quarta-feira (23), como atividade do programa Câmara Jovem de Pacaraima. O grupo juvenil será o único de Roraima nas visitas que incluem reuniões com parlamentares federais do Estado e idas ao Congresso Nacional e ao Ministério da Educação.
Na oportunidade, eles ainda poderão apresentar suas reivindicações. A ida dos jovens à capital federal foi um convite da coordenação nacional do programa Jovem Senador, do Senado Federal. “Isso vai ficar marcado na vida deles, a experiência que estão tendo junto aos vereadores de Pacaraima. E é um incentivo pra que a juventude possa saber realmente como funciona a politica”, destacou a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dila Santos (Solidariedade).
Os vereadores jovens, todos estudantes do Ensino Médio da escola militarizada Cícero Vieira Neto, exercem funções semelhantes à dos políticos com mandato na cidade, ao ouvir demandas da população para realizar indicações, requerimentos e propor leis que tratam, por exemplo, do programa Jovem Aprendiz. E essas sugestões podem ou não ser acatadas pelos parlamentares municipais oficiais.
O “presidente jovem” da Câmara de Pacaraima, Lucas Rodrigues dos Santos, 18, recebeu a influência da mãe, Dila Santos, para entrar no projeto. “Eu sou uma voz da população dentro da Câmara, tento procurar ajuda, ouvir a população, porque eu, sozinho, não vou exercer o meu mandato, que é da população”, afirmou.
O “vice-presidente jovem” Antonio Paulo, 18, revelou ter herdado o interesse pela política por meio do primo, o deputado estadual Odilon Filho (Podemos). “É uma honra estar representando o meu Município, que deu seu voto de confiança, pra que eu possa estar trabalhando por todos”, disse.
A corregedora-geral da mesa diretora da Câmara Jovem de Pacaraima, Karlla Robertha, 15, considera que a política lhe deu mais responsabilidade. “Tem muitas pessoas que acham que a política não é boa o bastante, mas pra mim, a política é muito diferente da visão das pessoas”, destacou.