Política

Vereadores planejam ações até junho

Durante o encontro foram discutidas as demandas de cada região

Planejar ações para o exercício 2016. Essa é a finalidade da primeira reunião promovida pelo CAC (Centro de Apoio às Câmaras), órgão diretamente ligado à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que contou com a participação de vereadores das câmaras municipais do Estado.

O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 29, na sala de reuniões desta Casa.

Durante o evento foram discutidas as demandas de cada região, com pauta de trabalho até o mês de junho, já que no mês de julho inicia o período eleitoral, quando as ações do CAC serão suspensas.

Entre as sugestões apresentadas, segundo o coordenador do CAC, Fernando Heder, está a realização de oficinas de Controle Interno, CPL (Comissão Permanente de Licitação), de Regimento Interno, Lei Orgânica e cursos de Dicção e Oratória.

Uma das novidades para este ano, foi a divisão das câmaras municipais em setores, o que facilitará a participação dos vereadores e servidores das casas legislativas nos eventos. A região Norte foi dividida em dois setores: ‘Setor Norte 1’ com os municípios do Cantá, Bonfim e Normandia; e ‘Setor Norte 2’, com Pacaraima, Uiramutã e Amajari.

A região Sul ficou dividida em três setores: ‘Setor Sul 1’, Rorainópolis; ‘Setor Sul 2’, Baliza, São Luiz do Anauá e Caroebe; e ‘Setor Sul 3’, Caracaraí, Iracema, Mucajaí e Alto Alegre.

“Será escolhido um município para sediar determinado evento e serão convidados os demais representantes daquele setor, para participar.

Desta forma a logística será menor e a participação mais expressiva”, explicou Heder.

Outra novidade foi a apresentação de Karol Bezerra, assessora jurídica do CAC, que traz mais essa uma ferramenta para auxiliar e orientar os vereadores e servidores dos poderes legislativos municipais.

Karol disse que a intenção é sanar todas as dúvidas com relação à legislação e jurisprudência de interesse dos parlamentares municipais.

“Agora com o assessoramento jurídico diretamente no CAC, ficamos mais próximos dos vereadores. Houve uma reforma muito grande na legislação eleitoral, tempo de filiação e campanha, que foram alterados. Essa proximidade vai facilitar na solução das demandas”, ressaltou Karol.

A diretora da Escola do Legislativo (Escolegis), Elísia Martins, participou do encontro e comentou que a parceria com o CAC visa dar apoio às câmaras municipais, por meio de cursos de capacitação.

“O nosso interesse é ministrar cursos que façam a diferença na vida de cada parlamentar, a intenção é ofertar os mesmos cursos disponibilizados aqui, na sede da Escolegis, também nos municípios do interior do Estado”.

Para o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Iracema, Francisco das Chagas, as câmaras não possuem tanto acesso as informações, seja por falta de recursos ou pela distância que tem que ser percorrida até Boa Vista.

“O CAC proporciona essa interação, esse conhecimento, e a parceria com a Escolegis vem acrescentar, já que teremos a nossa disposição cursos como o de Dicção e Oratória, de grande importância na nossa vida política. A gente sabe que em nossas câmaras temos vereadores humildes, que têm dificuldade para se comunicar”, disse.

CAC

O Centro de Apoio as Câmaras foi criado em 2011, com a finalidade de facilitar o relacionamento com as câmaras municipais do Estado, promovendo a troca de experiências entre as casas legislativas, além dar suporte de Assessoria Jurídica, Legislativa, Fiscal e de Comunicação.

O CAC funciona no prédio da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e leva o nome do ex-vereador de Caracaraí “Tonhão da Balsa”.

Com informações da Secom-ALE-RR