Um grupo de vereadores tentou promover a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Boa Vista durante a sessão de ontem, mas a iniciativa acabou sendo frustrada por uma discussão generalizada entre os parlamentares. No final da sessão, o vereador Sandro Baré (PDT) apresentou um requerimento pedindo a antecipação da eleição da Mesa que, conforme o Regimento Interno, ocorre no mês de dezembro.
A tentativa foi frustrada pela intervenção do primeiro secretário da Mesa, vereador Júlio Cézar Medeiros (PRP), que alegou a não tramitação do requerimento nas comissões da Casa e que ainda o requerimento não teria sido inserido na ordem do dia.
Alguns vereadores tentaram explicar ao primeiro secretário que não há no Regimento Interno qualquer empecilho para que um requerimento seja apresentado e apreciado pelos vereadores em sessão, mas ele se mostrou irredutível. A sessão foi encerrada em meio à discussão, centralizada principalmente entre Júlio Cezar e o presidente da Câmara, Léo Rodrigues (PR).
O presidente chegou a conceder entrevistas à imprensa para a qual afirmou que o procedimento da entrega do requerimento foi legítimo. Ele também lamentou as discussões, classificadas por ele como “descabidas e desrespeitosas”.
À Folha, Júlio Cezar reforçou o entendimento de que o documento apresentado em Mesa teria que tramitar pelas comissões permanentes da Casa e afirmou que também espera que haja mudança na Mesa Diretora. “Todo mundo quer mudança, não quer a Mesa como está, mas que não seja feita de forma errada”, comentou.
Segundo ele, se a tramitação do requerimento não atende ao que reza o Regimento Interno, não será possível garantir a legalidade do ato. Questionado sobre a continuação da discussão na sessão de hoje, dia 5, ele disse esperar que Léo Rodrigues siga o regimento. “Que exista eleição, mas que o regimento seja respeitado”, complementou.
Política
Vereadores tentam manobra para antecipar eleição da Mesa Diretora
Requerimento para votar logo a nova composição da Mesa provocou alvoroço e muito bate-boca em plenário