MUDANÇAS NO SECRETARIADO

Vice-prefeito é o novo secretário municipal de Saúde

Médico Marcelo Zeitoune substitui Luiz Renato Maciel. Confira os primeiros remanejamentos do segundo mandato do prefeito Arthur Henrique

O então candidato a vice-prefeito na chapa de Arthur Henrique, o tenente-coronel Marcelo Zeitoune, médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O então candidato a vice-prefeito na chapa de Arthur Henrique, o tenente-coronel Marcelo Zeitoune, médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O prefeito Arthur Henrique (MDB) nomeou o vice-prefeito Marcelo Zeitoune (PL), de 55 anos, como secretário municipal de Saúde. O médico ortopedista substitui Luiz Renato Maciel de Melo. Esta e outras nomeações, antecipadas pela Folha, foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira (10) (confira mais abaixo).

Tenente-coronel do Exército Brasileiro desde 1995, Zeitoune tem pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC (RJ) e já trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República nos governos Temer e Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na carreira militar, ele serviu em várias localidades do País e chegou a Boa Vista em 2010 para atuar no Posto Médico do Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Zeitoune também participou da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, em 2005. Em 2024, foi eleito vice-prefeito com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na Secretaria de Saúde (SMSA), Arthur Henrique ainda deve oficializar os dois novos secretários adjuntos de Zeitoune: o coronel do Exército, Álvaro Duarte, ex-presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), e a médica Mareny Damasceno Pereira, atual corregedora do Conselho Regional de Medicina (CRM-RR).

Atualmente, a pasta tem o segundo maior orçamento anual entre as 22 secretarias municipais, com R$ 437,4 milhões – atrás apenas da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), cuja despesa é de R$ 676,3 milhões no ano. A SMSA representa, ainda, 15% da despesa anual da Prefeitura para este ano.

Remanejamentos

O prefeito de Boa Vista também confirmou a nomeação do ex-secretário de Saúde no comando da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (Sepf). Márcio Vinicius de Souza Almeida, até então titular dessa pasta, passa a ser secretário de Administração e Gestão de Pessoas.

Lincoln Oliveira da Silva, por sua vez, deixa a Administração para comandar a Secretaria de Governo. O ex-vice-prefeito Marcelo Moreira, agora ex-secretário de Governo, assume a Secretaria de Comunicação no lugar de Ana Florêncio, que deixa oficialmente o cargo por razões familiares.

O economista Sérgio Pillon deixa a presidência da Emhur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) e Flávio Grangeiro sai do cargo de procurador-geral adjunto. Pillon agora é o novo secretário da Casa Civil, enquanto Grangeiro assume a Emhur.

Lairto Estevão de Lima Silva foi exonerado do cargo de secretário da Casa Civil para ser nomeado secretário executivo da Secretaria de Governo. Alessandra Gonçalves Corleta, que ocupava esse cargo anteriormente, foi nomeada secretária adjunta de Administração e Gestão de Pessoas.

Arthur Henrique ainda deve oficializar o remanejamento do atual secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes, para a chefia da inédita pasta de Mobilidade Urbana, e também mudar a gestão da Secretaria de Obras, atualmente liderada por Deusiana Ferreira Costa Gouveia.

Fontes informaram à Folha que as mudanças no secretariado pretendem “chacoalhar” a administração municipal e evitar possíveis comodismos, já que a maioria dos secretários estão nos cargos desde a gestão da ex-prefeita Teresa Surita.

Perfil Lucas Luckezie
Lucas Luckezie Jornalista
Jornalista
Trabalha na Folha pela 2ª vez e já esteve na Câmara de Boa Vista, na afiliada local da TV Globo e colaborou com SporTV, Globo e CNN Brasil.
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.