Assentados de Roraima serão contemplados com investimento de quase R$ 50 milhões para a construção e recuperação de estradas vicinais. Os contratos para realização das obras foram assinados na manhã desta quinta-feira, 13, em Boa Vista, para início imediato das obras.
De acordo com o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Roraima, Antônio Adessom Gomes dos Santos, os recursos foram destinados à autarquia através de emendas parlamentares do senador Mecias de Jesus e do deputado federal Jhonatan de Jesus.
Conforme ele, serão recuperados 570,24 quilômetros de estradas vicinais de 15 projeto de assentamentos, localizados nos municípios de Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, São Luiz, Boa Vista, Alto Alegre, Amajari e São João da Baliza.
Segundo Antônio Adessom, esse é o maior volume de recursos investidos em infraestrutura na história do Incra em Roraima, e que vai atender diretamente 3.011 famílias dos assentamentos Bom Jesus, Tepequém, Nova Amazônia I, Integração, Paredão, Esperança, Tatajuba, Caxias, Seringueira, Arco-Íris, Caferana, Jatobá, São Luizão, Jatapu e Maranhão.
Para efetivar essas obras, o Incra realizou uma licitação dividida em 10 lotes, cujos contratos com as empresas vencedoras foram assinados hoje, em solenidade que contou com a presença do governador Antônio Denarium, do senador Mecias de Jesus e do prefeito de Iracema, Jairo André Ribeiro de Souza.
Durante o evento, também houve a assinatura de dois convênios com o município de Iracema, no valor de R$ 4,3 milhões, para construir e recuperar estradas vicinais nos projetos de assentamentos localizados naquele município.
Em seu discurso, o senador Mecias informou que está trabalhando para alocar recursos para contemplar melhorias na malha viária de todos os municípios de Roraima, para garantir o escoamento da produção. O governador Antônio Denarium anunciou que está investindo no asfaltamento de estradas e vicinais do interior e destacou que o Governo do Estado vai atuar conjuntamente com o Incra para complementar as obras nos municípios.