Política

Zona Azul deve voltar a ser realidade no centro de Boa Vista

A discussão foi promovida ao final da sessão plenária de ontem, 26, e requerida pelo vereador Renato Queiroz (PPS), que disse entender ser essa uma necessidade urgente da classe empresarial

A área comercial do centro de Boa Vista deverá ter a Zona Azul de volta muito em breve, no que depender de empresários, autoridades e vereadores que estiveram presentes à Audiência Pública que discutiu a reimplantação do sistema de estacionamento na Av. Jaime Brasil e entorno.

A discussão foi promovida ao final da sessão plenária de ontem, 26, e requerida pelo vereador Renato Queiroz (PPS), que disse entender ser essa uma necessidade urgente da classe empresarial que têm lojas nos arredores e na AV. Jaime Brasil.

Estiveram presentes o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Roraima e empresário, João Menê; o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano Habitacional de Boa Vista, Sérgio Pillon Guerra; do secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros de Oliveira;  do presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado de Roraima (Secovi), também conhecido como Sindicato da Habitação de Roraima, Ricardo Mattos; representante da Policia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado, Departamento Estadual de Trânsito e dezenas de empresários.

O vereador mostrou preocupação com situação financeira, devido à queda nas vendas, dos comerciantes daquela região da capital e consequentemente com a manutenção de centenas de postos de trabalho, que em razão das dificuldades de vagas de estacionamento, entre outras situações, estão em sério risco.

“A chegada de dois shopping Centers à cidade é uma demonstração de crescimento e positividade econômica em nossa Boa Vista, mas tempos que zelar pela manutenção daqueles empreendimentos e dos postos de trabalhos gerados naquela região, que há décadas atendem a nossa população. E um dos pontos fundamentais desta discussão, passa pela comodidade dos consumidores, que hoje se deparam com muitas dificuldades para encontrar uma vaga de estacionamento naquele centro comercial”, destacou Renato.

O presidente da Emhur, Sérgio Pillon destacou que é de interesse do poder executivo municipal a reimplantação do sistema, mas que primeiro devem ser discutidas as condições legais para reimplantação, dentre as quais o modelo que vai regular a exploração do serviço e como esse serviço vai ser explorado.

“A empresa ou consórcio que for explorar o serviço tem que estar ciente que  deve ser definido os valores mínimos e máximos para cobrança, assim como de permanência dos carros. Outro ponto que deve ser discutido também é a quantidade de vagas reservadas para às pessoas portadoras de necessidades especiais e pessoas idosas”, explicou.

Pillon destacou ainda as diversas iniciativas que a Prefeitura vem promovendo para democratização do tráfego na capital, que hoje tem aproximadamente 80% da frota do Estado.

O presidente da ACIRR e empresário, João Menê agradeceu a iniciativa do vereador Renato e destacou que a entidade está pronta para contribuir com as discussões para o retorno da Zona Azul.

João Menê disse ainda que o retorno do sistema é uma necessidade antiga da classe e que a ACIRR tem intenção de participar do certame para exploração do serviço.

 “Temos também a clara intenção de participar do certame que vai disputar a exploração do espaço, pois temos diversas ideias para melhorar ainda mais as condições para nossos clientes”, disse.

Ao final da audiência ficou decidido que seria formalizada uma comissão formada pelos vereadores Renato Queiroz, Mauricélio Fernandes, Mayara Ferreira e Pastor Manoel Neves para junto com os empresários se encontrarem o mais breve possível com a prefeita Teresa Surita, para tentar agilizar os entendimentos da reimplantação do serviço.