A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma doença infecciosa causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, que atinge a pele e leva ao aparecimento de sintomas como coceira intensa e vermelhidão.
De acordo com a médica Ana Paula Vitti, a doença é contagiosa e pode ser transmitida por compartilhamento de roupas, lençóis ou toalhas, por exemplo, sendo, por isso, recomendado evitar o contato direto com a pele da pessoa infectada.
“O período do chuva também propicia o alastramento da sarna que tem um alto índice entre roraimenses. A sarna tem cura através da realização do tratamento indicado pelo médico a, que normalmente inclui o uso de remédios que ajudam a eliminar o ácaro e a aliviar os sintomas da sarna” explicou
Sintomas principais
O sintoma mais comum da sarna humana é o surgimento de uma coceira muito intensa na pele, que piora durante a noite. “A sarna humana é uma doença bastante contagiosa que pode passar facilmente entre pessoas através do contato direto com a pele. Isto acontece porque a fêmea do ácaro Sarcoptes Scabiei vive e deposita seus ovos na camada mais superficial da pele, facilitando a sua transmissão” explicou.
Além disso, a doença pode ser transmitida mesmo que não esteja causando sintomas ainda. Assim, mesmo que não existam suspeitas de sarna é importante adotar cuidados que evitam a transmissão deste tipo de doenças, como: