3 a 4 VEZES POR SEMANA : Atividade física equilibrada é ideal para melhoria da saúde mental

Resultados foram mais positivos, de quem pratica exercícios todos os dias

Conforme a pesquisa, o estudo apontou que a prática moderada é mais interessante para a mente do indivíduo (Foto: Divulgação)
Conforme a pesquisa, o estudo apontou que a prática moderada é mais interessante para a mente do indivíduo (Foto: Divulgação)

Uma prática equilibrada de exercício físico, de três a quatro vezes por semana, é mais necessária para quem busca uma melhoria na saúde mental. Os dados apontam que a prática moderada é mais indicada do que uma rotina mais extensiva de atividades. A informação é resultado de uma pesquisa do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
Segundo o levantamento, de autoria da pesquisadora Isabel Miranda, foram avaliados 141 participantes de forma voluntária, com idade entre 18 anos e 65 anos. Eles foram entrevistados sobre sua saúde, limitações físicas, estresse e qualidade de vida. As respostas foram avaliadas com base em aspectos físicos e mentais, como capacidade física, limitação, dor, níveis de estresse e até ideação suicida.

Equilíbrio nas atividades físicas
Conforme a pesquisa, o estudo apontou que a prática moderada é mais interessante para a mente do indivíduo. No entanto, pensando somente no bem-estar físico, a prática de exercício cinco vezes na semana foi a que atingiu resultados mais positivos.
Para Isabel, o resultado dos entrevistados demonstrou a necessidade de um equilíbrio até quando se trata de uma atividade física. Ela explica que na comparação do grupo de entrevistados que estava sedentário e daqueles que praticavam exercícios três a quatro vezes por semana, o segundo grupo apresentou um melhor estado de saúde mental.
Outro tópico importante é associar a prática do exercício físico ao ‘vício’ e atuar de forma exagerada, em um período longo de cinco a sete dias por semana. A pesquisa aponta que não necessariamente quem treina mais vezes na semana tem melhor bem-estar emocional, apesar de ter o melhor bem-estar físico. Isso ocorre pois muitas pessoas não se permitem descansar ou ter momentos de lazer.
“Atletas de alto rendimento que praticam exercícios todos os dias, sem descanso, relataram algum problema de saúde mental, devido ao excesso da prática e das cobranças envolvidas, como a síndrome de burnout”, completou a pesquisadora.