SAÚDE

A importância da luz da manhã para a saúde e o bem-estar

Poderosa fonte de energia, a luz da manhã é responsável pela regulação do corpo e produção de vitaminas

(Crédito: iStock)
(Crédito: iStock)

A luz da manhã possui papel fundamental para manter o corpo e a mente trabalhando de forma ativa. Além de ser uma importante fonte de energia para todo o ecossistema, os raios de sol do amanhecer são fundamentais para regular o corpo humano; além disso, o contato com a luminosidade da manhã é uma importante fonte de vitaminas ao organismo.

Impactos da vida moderna e redução do sol

Apesar de o Brasil ser considerado um país tropical e com abundância de luz solar, a vida moderna trouxe problemas com a falta de tempo de exposição dos corpos aos raios solares. Os trabalhos em escritórios fechados, ou mesmo o isolamento causado pela pandemia da Covid-19, agravaram a deficiência dessa vitamina ligada diretamente à luz solar: a vitamina D.

Problemas com controle do sono, ansiedade, depressão, entre outros transtornos metabólicos, são apresentados em pessoas que possuem rotinas longe da luz solar da manhã. Segundo especialistas, esses distúrbios acontecem devido a desregularização do relógio circadiano. 

O relógio circadiano do corpo humano funciona de acordo com o clico do dia, ou seja, o organismo possui mais energia quando há contato com a luz da manhã e reduz seu pico ao pôr do sol. Isso significa que rotinas longe da exposição solar recomendada, como os trabalhadores noturnos, sofrem com os transtornos causados pela falta de luminosidade.

Deficiência de vitamina D

A vitamina D é crucial para manter o bom funcionamento do organismo como um todo. Sendo uma importante fonte de manutenção do cálcio, bom regulamento do intestino, glândulas, ossos e rim. 

Ao longo dos anos, a deficiência dessa importante vitamina é capaz de ocasionar problemas sérios de saúde, como desenvolvimento da osteoporose, fraqueza dos ossos do corpo e músculos, além de agravar quadros de quedas.

Segundo estudo publicado pelo Journal of the Endocrine Society, o Brasil apresenta prevalência de deficiência em cerca de 15,3% e insuficiência em 50,9% da população total entrevistada. São Paulo e Curitiba apresentam os maiores índices de baixa quantidade da vitamina no organismo da população, sendo 20,5% de deficiência e 52,4% de insuficiência em São Paulo e 12,7% e 52,1% em Curitiba. 

Benefícios do sol pela manhã

Dentre os principais benefícios da exposição à luz da manhã, está o bom funcionamento do corpo, através do relógio circadiano, onde o primeiro contato fará o organismo começar a geração de energia ao longo do dia.

Além disso, é pela manhã que os raios solares são menos agressivos à pele, ou seja, pequenas caminhadas ou banhos de sol por no máximo 20 minutos ao dia são suficientes para manter a produção da vitamina D ativa no corpo.

Para especialistas, para quem possui deficiência mais significativa da vitamina D, é recomendada a exposição solar por períodos onde o sol seja mais intenso, entre 10h e 16h. Vale destacar que esse contato com os raios solares deve ser feito de forma rápida e sem exagero, evitando queimaduras e demais problemas de pele.

Benefícios para além da saúde

De modo geral, a luz do sol é benéfica em diversos aspectos, incluindo a utilização de energia solar, através de painéis solares. Esse tipo de energia é considerado como uma das fontes limpas de geração de energia, ou seja, ela não emite gases poluentes na atmosfera, além de economizar água e na conta de luz elétrica.

Para a realização do projeto fotovoltaico do imóvel, é recomendável buscar ajuda profissional, além de fazer a utilização de uma calculadora solar, a qual é capaz de calcular a quantidade de placas necessárias de acordo com consumo, área, potência e demais fatores.