Saúde e Bem-estar

A prevenção da osteoporose deve começar na juventude

Melhor maneira de evitar futuros problemas é se prevenir desde a adolescência, que é quando o esqueleto está construindo o seu tecido ósseo

A osteoporose é uma doença metabólica que atinge os ossos do corpo. Ela se caracteriza pela fragilidade dos ossos, aumentando as chances de fraturas.

Essa condição é mais comum entre mulheres e idosos, devido à perda de massa óssea.  Nas mulheres isso acontece por causa da redução do hormônio feminino, estrogênio, e com o passar da idade os ossos vão se tornando porosos como uma esponja.

Os idosos são acometidos pela osteoporose em razão aos ossos se desgastarem com o tempo, ou seja, quanto mais velho você for, mais chances de desenvolver osteoporose você tem. Por isso que a osteoporose é mais comum na faixa etária acima dos 50 anos. Mas isso não quer dizer que as pessoas mais jovens estão livres.

Uma vez que, na adolescência a melhor maneira de evitar futuros problemas é se prevenindo através da alimentação rica em cálcio e na prática de atividades físicas.  Pois é nessa fase que o esqueleto está construindo o seu tecido ósseo.

O controle desse desenvolvimento é atingido aos 20 anos. Depois a estrutura vai enfraquecendo e, a partir dos 40 anos, começa o risco de ter osteoporose.

Médico ortopedista Marcelo Gomes fala sobre o diagnóstico a osteoporose (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O principal método para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea “Esse exame mede área específicas, coluna lombar e fêmur. De acordo com o resultado, ela é classificada como normal ou osteopenia, que é o estado onde os ossos já estão frágeis, caso não haja tratamento ela evolui para osteoporose”, afirma o médico ortopedista Marcelo Gomes.

Veja abaixo uma lista de alimentos que ajudam na prevenção da osteoporose

Uma alimentação rica em cálcio e vitamina D é uma grande aliada para a prevenção da osteoporose.  Porque elas atuam diretamente no fortalecimento e manutenção dos ossos.

Optar por cereais integrais, principalmente arroz integral e aveia, que são fontes de fibras e bons carboidratos auxiliam na prevenção da osteoporose.

Os leites e laticínios são fontes de cálcio, que é a substância que mais contribui para a formação óssea.

Nozes e castanhas possuem ômega-3 natural que atua como uma proteção dos ossos. Presentes nos amendoins, amêndoas, nozes e outras castanhas em altas quantidades.

O consumo desses alimentos é uma forma prática que ajuda na precaução da osteoporose, porque eles possuem nutrientes que auxiliam no cuidado dessa enfermidade.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.