Neste sábado, 7, são ofertados atendimentos de dermatologia gratuitos para a população na Policlínica Coronel Mota, no Centro da capital. A iniciativa faz parte das celebrações do Dezembro Laranja, campanha dedicada à sensibilização da população sobre os riscos do câncer de pele, neoplasia de maior incidência no Brasil e no mundo.
Em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a ação acontece até às 12h e é limitada a 200 senhas. Ao todo, seis profissionais participam do evento. Os interessados precisam apenas apresentar RG, comprovante de residência e cartão do SUS.
O aposentado Elival Santos, de 68 anos, recebeu atendimento no evento e, após ser identificada uma lesão próximo ao nariz, ele foi encaminhado para realizar a biópsia na área do rosto nos próximos dias.
“Tive uma boa experiência no atendimento, foi rápido. Eu tinha visto essa ferida no rosto, mas nunca dei importância. Agora vou fazer o exame. Nem todo mundo está atento, mas com esse sol, nossa pele precisa ser cuidada”, disse.
Conforme coordenadora da iniciativa, Ana Paula Vitti, o câncer de pele tem alta incidência no estado devido ao fator solar e, por isso, é necessário mais atenção ao surgimento de manchas ou feridas na pele. A médica ressalta que quanto antes houver o diagnóstico e tratamento, maiores são as chances de cura.
“O câncer de pele acomete mais os idosos, que também é um grupo mais esquecido. Porém, a doença pode atingir pessoas de todas as idades. No evento, atendemos pacientes que já foram diagnosticados e também identificamos um melanoma. Todos foram devidamente encaminhados para serem acompanhados pelo Coronel Mota ou Hospital Geral de Roraima, se for preciso”, explicou.
Mayara Bianca Carneiro, diretora geral da Policlínica Coronel Mota, informou que o evento acontece de forma simultânea em todos os estados do Brasil e os dados coletados nos atendimentos serão enviados à Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Estamos com médicos da própria unidade, mas também recebemos dermatologistas voluntários. Primeiro, fazemos a detecção e acompanhamento da lesão, mas se precisar de intervenção imediata, também faremos hoje mesmo”, afirmou a diretora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE