Um monitoramento dos cartões de vacina de crianças de seis meses a dois anos de idade, da vacina contra o sarampo serão realizados nos bairros da cidade. A ação vai acontecer nos próximos dois sábados, 3 e 17 de julho, das 9h às 17h. Ao todo 47 bairros devem ser visitados pelas equipes.
De acordo com a diretora de vigilância epidemiológica de Boa Vista, Roberta Calandrini, essa força-tarefa tem o objetivo de avaliar a caderneta em relação as vacinas contra o sarampo para se ter um panorama dessa cobertura na capital.
“Este é um trabalho para obter um “retrato” da cobertura vacinal nos bairros e podermos avaliar os locais de maior risco para ocorrência de surto de sarampo, e posteriormente estabelecermos ações direcionadas para aumentar a cobertura vacinal. Neste mesmo momento em que o cartão é avaliado, se for identificada a ausência das vacinas tríplice viral e tetra viral, estaremos realizando a vacinação da criança no domicílio”.
O monitoramento rápido é feito periodicamente com a finalidade de recuperar a vacinação de faltosos e identificar os motivos da não imunização para garantir a cobertura adequada de vacinação das crianças. A ação é executada pelas equipes de saúde da prefeitura, que verificarão se as crianças receberam as doses de vacinas contra o sarampo.
As equipes de visitas estarão identificadas com crachá funcional. É importante que os pais ou responsáveis autorizem a entrada nas casas para a realização do trabalho.
Confira os bairros a serem visitados:
Sábado 03.07.21 – Centenário, Cinturão Verde, 13 de Setembro, Pricumã, São Vicente, Calungá, Buritis, Liberdade, Asa Branca, Caimbé, Mecejana, Bairro dos Estados, 31 de Março, Santa Tereza, Psicultura, Said Salomão, João de Barro, Cidade Satélite, Vila Jardim, Jardim Caranã, Cauamé, União e Caranã.
Sábado 17.07.21 – Raiar do Sol, Bela Vista, São Bento, Jardim das Copaíbas, Distrito Industrial – Aquilino Mota, Nova Cidade, Dr. Airton Rocha, Operário, Jóquei Clube, Prof . Araceli Souto Maior, Tancredo Neves, Dr. Silvio Botelho, Jardim Tropical, Pintolândia, Jardim Olímpico, Cambara, Nova Canaã, Equatorial, Murilo Teixeira, Senador Hélio Campos, Santa Luzia, Dr. Silvio Leite, Jardim Primavera e Laura Moreira.