Ação oferta exames gratuitos de mamografia e preventivo a mulheres nesta quarta-feira (4)

Atendimentos seguem até às 16h, na Carreta da Mamografia, atrás do Centro Comercial Caxambu, no Centro de Boa Vista

Os documentos exigidos para o atendimento são: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Os documentos exigidos para o atendimento são: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Uma ação com foco na saúde da mulher é realizada nesta quarta-feira (4), no estacionamento do Centro Comercial Caxambu, no Centro de Boa Vista. Os exames de mamografia e preventivo são ofertados gratuitamente na Carreta da Mamografia, até às 16h.

A iniciativa é uma parceria entre a Associação Comercial de Roraima (Acir), o Lions Club e o Hospital do Amor. Conforme o presidente da Acir, Vaneri Verri, os atendimentos da manhã já foram encerrados, mas os da tarde serão feitos de acordo com a ordem de chegada das pacientes. Ao todo, são 100 vagas, sendo 50 para cada turno.

O presidente da Acir, Vaneri Verri (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Verri explicou que as pacientes já haviam passado por um cadastro prévio feito pela Acir, mas as mulheres interessadas ainda podem realizar o procedimento durante o evento para tentar as vagas remanescentes. Os documentos exigidos são: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

“Essa ação também é em alusão à comemoração de 80 anos da nossa associação. Não tem maneira melhor de celebrar do que ajudar e oferecer esse serviço às mulheres. Ainda queremos criar outros eventos nesse formato”, acrescentou o presidente da Acir.

A presidente do Lions Clube Oswaldo Carolino, Ana Célia Paes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A presidente do Lions Clube Oswaldo Carolino, Ana Célia Paes, afirmou que os exames são destinados ao público de uma faixa etária específica. O preventivo é feito em mulheres a partir dos 18 anos, com vida sexual ativa, enquanto a mamografia é para pacientes acima de 40 anos. “São exames tranquilos e rápidos, não causam dor e são importantes para que as mulheres consigam seguir a vida com saúde”, ressaltou.

A autônoma Édija Mendes Gurgel realizou os exames de mamografia e preventivo (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A autônoma Édija Mendes Gurgel, de 55 anos, está entre as mulheres que receberam o atendimento na ação nesta manhã. Ela fez os dois exames ofertados e ressaltou a importância da prevenção do câncer de mama e de útero.

“Hoje, nós temos a oportunidade de fazer esses exames, mesmo com a demora para conseguir. Aconselho todas as mulheres a se cuidarem para evitar o câncer. Foi muito tranquilo, não é nenhum bicho e não senti incômodo”, disse.

Leia a Folha Impressa de hoje