CUIDE-SE

Ácido ferúlico: conheça os benefícios e como usar em sua rotina de cuidados

Com propriedades antioxidantes e fotoprotetoras, o ácido ferúlico atua no combate ao envelhecimento e danos causados pelo sol.

Ácido ferúlico: conheça os benefícios e como usar em sua rotina de cuidados

O ácido ferúlico é um composto fenólico mais comumente encontrado em plantas, como arroz, trigo e aveia. É considerado um antioxidante poderoso, além de conter propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que contribuem com diversos benefícios para a pele.  O ácido ferúlico pode ser encontrado em diversos cosméticos, como cremes, séruns, sabonetes e loções — mas o uso deve ser orientado por um dermatologista.

Para que serve o ácido ferúlico?

O ácido ferúlico se destaca pelas propriedades antioxidantes, que protegem a pele contra os danos celulares causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Além de retardar esse processo, o ativo é conhecido por potencializar os efeitos dos protetores solares à base de vitamina C e vitamina E — ajudando a aumentar a eficácia da proteção contra os raios ultravioleta do sol.

De acordo com a especialista, o ácido ferúlico pode ajudar a inibir a produção de melanina na pele, o que é benéfico para reduzir manchas escuras e hiperpigmentação, como as causadas por melasma ou exposição excessiva ao sol.

Por conter ação anti-inflamatória, o ativo contribui para acalmar peles irritadas, vermelhas e inflamadas, o que torna-o útil no tratamento de alguns problemas dermatológicos, como rosácea e acne inflamatória.

Benefícios do ácido ferúlico

Com propriedades antioxidantes, antimicrobianas, clareadoras e anti-inflamatórias, o ácido ferúlico oferece os seguintes benefícios para a pele:

Prevenir envelhecimento precoce

Amenizar a aparência de rugas e linhas de expressão

Proteção contra danos causados pelo sol

Redução de manchas e hiperpigmentação

Acalmar peles irritadas e inflamadas

Estímulo à produção de colágeno

Como usar o ácido ferúlico no skincare?

O ácido ferúlico pode ser utilizado de maneira isolada, mas é mais comum quando combinado com outros ativos — como vitamina C, vitamina E e ácido hialurônico. Embora possa ser encontrado em diferentes produtos, ele é mais comuns em séruns, aplicados antes do hidratante e do protetor solar.

Um destaque do ácido ferúlico é que, ao contrário de alguns ácidos, ele pode ser usado durante o dia para reforçar a ação do protetor solar, uma vez que possui propriedades que ajudam a proteger a pele dos raios solares. Contudo, não existem contraindicações de que ele não pode ser usado à noite.

Efeitos colaterais do ácido ferúlico

O ácido ferúlico é um ativo considerado seguro em concentrações adequadas para cada tipo de pele. Se utilizado inadequadamente, ele pode provocar reações adversas ou efeitos colaterais, como:

Irritação, como vermelhidão, coceira e sensação de ardor

Descamação ou ressecamento

Sensibilidade cutânea

Contraindicações do ácido ferúlico

As contraindicações do ácido ferúlico existem para pessoas com hipersensibilidade ou com alguma condição dermatológica, com rosácea. Nesses casos, é essencial consultar um dermatologista para verificar se é adequado utilizar o ácido e qual a concentração ideal para o seu tipo de pele.

O recomendado, antes do uso, é realizar um teste de contato e verificar se há algum efeito adverso. Caso sim, suspensa imediatamente o uso do ácido e procure ajuda médica para orientações adequadas.