A partir da próxima segunda-feira, 27, será realizada nas unidades básicas de saúde uma série de atividades de conscientização para marcar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, lembrado no último domingo de janeiro.
As atividades se estendem até o dia 31, com a finalidade de alertar a população sobre os sinais, sintomas e cuidados com a doença.
“Vamos intensificar até o dia 31 as ações de combate à hanseníase em nossas unidades básicas de saúde, a partir de segunda-feira. Essas orientações são essenciais para se ter um diagnóstico precoce e o início do tratamento”, explica o coordenador municipal de Tuberculose e Hanseníase, Luiz Henrique da Silva Júnior.
As ações serão realizadas nas unidades básicas de saúde da prefeitura, com palestras, roda de conversa, esclarecimentos e dúvidas sobre a doença, além da mobilização dos profissionais da rede na busca ativa de possíveis casos.
Hanseníase – É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, com capacidade de ocasionar deficiências físicas. Se apresenta com manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo
Tratamento – Os medicamentos e tratamento da doença é feito de forma gratuita nas unidades básicas de saúde. Os medicamentos curam a doença, interrompem a transmissão e previnem as incapacidades físicas.