Os acompanhantes de pacientes internados no Hopital Geral de Roraima (HGR) realizaram outra denúncia a respeito da falta de manutenção nas centrais de ar do bloco F, o que tem ocasionado uma onda de calor no local. A Folha já havia noticiado a mesma situação, que ocorreu no bloco E, na última semana.
Conforme os denunciantes, que não quiseram se identificar, devido ao calor intenso, pacientes recém-cirurgiados, com sondas, estão começando a passar mal. Ao questionarem os profissionais da saúde, são informados que a equipe já acionou várias vezes a manutenção, porém nada foi resolvido.
“Aqui tem um senhor que tem alergia ao calor e está piorando demais a situação dele. Alguns familiares estão providenciando ventiladores de uso pessoal aos pacientes. Porém, as pessoas que não têm condições, ou não têm familiar aqui no estado, estão sem poder sanar o calor”, relatou uma acompanhante.
O que diz a Sesau
Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que a equipe de manutenção já foi acionada para restabelecer a refrigeração do Bloco F do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. Ressaltou ainda que o problema identificado tem ocorrido devido à instabilidade da rede de energia elétrica na região onde o anexo está localizado, afetando o funcionamento do sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável).
A Sesau também reforçou que qualquer reclamação referente ao funcionamento ou aos serviços prestados pela unidade deve ser comunicada à Direção Geral do HGR, à Ouvidoria do HGR, ou à Ouvidoria Geral do SUS em Roraima. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (95) 98410-6188, pelo e-mail [email protected], no site https://falabr.cgu.gov.br, ou pelo Disk Saúde 136.