O Governo de Roraima aumentou o número de consultas em diversas especialidades realizados na CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota), com destaque para os serviços de psiquiatras e psicólogos. Outra mudança realizada pela direção do Coronel Mota é que agora os agendamentos dos pacientes podem ser feitos na primeira semana de cada mês, de segunda a sábado. Antes, esse procedimento era feito somente no primeiro dia útil.
Conforme a direção da unidade, só no ano de 2022 foram ofertadas cerca de 10 mil consultas com psiquiatra e 18 mil com a psicologia, um aumento de 80% nas demandas da Uisam (Unidade Integrada de Saúde Mental).
“Mesmo com essa estrutura exclusiva, percebemos que a demanda aumenta a cada dia, e um dos fatores para esse aumento é a imigração, o que deu um pico muito grande na quantidade de procura a este tipo de atendimento”, explicou a diretora geral do Coronel Mota, Rayane Phranklismar.
Além de aumentar o número de atendimentos, a clínica realiza a renovação de receitas de acompanhados na Uisam, oferecendo suporte aos pacientes por meio da equipe multidisciplinar composta por enfermeira, assistente social, psicóloga e psiquiatra, bem como o setor administrativo com Same (Serviço de Arquivo Médico e Estatística) e recepção própria para o atendimento das demandas.
“Mesmo com o aumento da procura, nós buscamos sempre ajustar a unidade para oferecer um melhor atendimento ao usuário”, completou Rayane.
Com a iniciativa, a Clínica Médica Especializada Coronel Mota busca melhorar o atendimento em saúde mental e oferecer mais opções de cuidados em uma das áreas mais sensíveis e preocupantes da saúde pública brasileira. A unidade está localizada na rua Coronel Pinto, nº 636, Centro.