O projeto “Unidos Contra a Dengue”, desenvolvido por agentes Comunitários de Saúde e de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias do município de Alto Alegre, será tema de um mini documentário do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa teve o objetivo de diminuir os casos de dengue no município.
“Em dezembro de 2022, notamos que os índices de dengue estavam em 12,3%. Então, desenvolvemos esse projeto de conscientização para a população e apresentamos em escolas e casas de moradores da forma mais didática possível. No final de 2023, o índice baixou para 1,2%”, explicou Alessandra Alves, agente de saúde e autora da iniciativa.
Com cartazes e miniaturas em amigurumi, que mostram o ciclo de vida do mosquito aedes aegypt e dos ambientes em que ele prolifera, como caixa d’água e pneus, Alessandra apresentou ao lado da coautora Dinalva Costa, na 1ª Mostra Saúde com Agente, em Brasília, em dezembro do último ano.
Com cerca de 200 projetos na disputa, o evento foi uma ação do Ministério da Saúde em parceria ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems). O “Unidos Contra a Dengue” ficou entre os 10 projetos selecionados e foi considerado a melhor experiência da região Norte.
Como recompensa, cada iniciativa recebeu a oportunidade de gravar um mini documentário com a equipe do Conasems. As gravações iniciaram nesse sábado (3), em Alto Alegre. Participaram as autoras do projeto, outros participantes e moradores do município. O resultado das filmagens ainda não tem data para ser divulgado.
“Tem sido uma experiência única. É um sentimento de dever cumprido e de gratidão pelo reconhecimento do nosso trabalho e por ter ido representar nosso município nesse evento. A gente levou informação de uma forma acessível às casas dos moradores e conseguimos resultados”, disse Dinalva.