Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (25), por 17 votos, o Projeto de Lei que muda o nome da Maternidade Estadual Nossa Senhora de Nazareth para Dr. Alceste Madeira de Almeida. A proposta agora depende de sanção do governador Antonio Denarium (Progressistas).
O projeto do deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil), que tramitou com urgência em virtude da previsão de a obra ser entregue em agosto após três anos de reforma, pretende homenagear o médico ginecologista e obstetra e ex-deputado federal que morreu em dezembro de 2021, vítima de um grave acidente na rodovia federal BR-174, a caminho de Rorainópolis, no Sul do Estado, onde ele trabalhava.
O parlamentar explicou que a ideia é reconhecer todo o trabalho técnico e humanístico “que ele desenvolveu ao Estado de Roraima ao longo de sua vida”. Em sua justificativa no projeto, Cirurgião lembrou que Alceste era reconhecido por exercer a profissão com “amor e devoção em cada canto” de Roraima. “Por toda sua história de luta e devoção à profissão, podemos dizer que o Dr. Alceste viveu para o oficio”, pontuou.
Quem foi Alceste Madeira
Nascido em Manaus no dia 22 de março de 1944, Alceste Madeira se formou em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e morava desde a década de 1970 em Roraima, onde foi o 19º médico registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM-RR)
Em sua carreira, foi secretário estadual de Saúde (1975), diretor do hospital Coronel Mota (1978) e deputado federal de Roraima por quatro mandatos consecutivos (1991-2007). Em 2016, foi homenageado pelo CRM-RR como um dos 50 primeiros médicos do Estado. Em 2020, recebeu a comenda Doutor Sylvio Lôfego Botelho que homenageia profissionais de destaque da Medicina local.