O Brasil começou em 2025 em estado de alerta para arboviroses, como a dengue, segundo o Ministério da Saúde. Mais de 16 mil casos prováveis da doença já foram registrados no país, com a previsão de aumento em seis estados, a maioria no Sudeste. No entanto, Boa Vista apresenta uma situação epidemiólogica diferente e não está entre as áreas de risco neste período.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, o ciclo sazonal das arboviroses em Boa Vista ocorre em uma época distinta do restante do país, coincidindo com o início das chuvas. Apesar disso, ela reforça a importância da prevenção.
“O período sazonal das arboviroses em Boa Vista, início das chuvas, não é o mesmo que a maior parte do Brasil. Mesmo assim, nossa equipe de Vigilância e Controle está em constante monitoramento. Além disso, é importante manter os quintais, jardins e terrenos limpos e livres de criadouros, garantindo um cenário de difícil proliferação do mosquito”, destacou.
Ações preventivas
Como parte dos esforços para controlar as arboviroses, o Governo Federal instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e outras Arboviroses. O objetivo é integrar as cidades brasileiras no combate ao mosquito, utilizando tecnologias para reduzir os casos de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O próximo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que mapeia a infestação do mosquito, será realizado em fevereiro de 2025.
10 minutos semanais podem fazer a diferença, pois será possível reduzir significativamente os riscos de proliferação do Aedes Aegypti. Veja alguma ações eficazes:
- Elimine água parada de pneus, latas, garrafas e vasos de plantas.
- Troque a água dos animais diariamente.
- Limpe e mantenha caixas d’água bem tampadas.
- Desobstrua calhas e retire folhas ou galhos que possam acumular água.
- Armazene lixo em sacos plásticos e mantenha as lixeiras fechadas.
- Retire entulhos do quintal.
- Higienize bandejas de geladeiras e de ar-condicionado com frequência.
Por mais que Boa Vista não esteja em estado de alerta, o melhor a se fazer é prevenir para não deixar em um estado crítico.