SAÚDE

Alimentação balanceada: saiba quais frutas você pode consumir mesmo sendo diabético

A maçã possui índice glicêmico mais baixo

Maça é alimento indicado para quem tem diabetes (Foto: Raisa Carvalho)
Maça é alimento indicado para quem tem diabetes (Foto: Raisa Carvalho)

A alimentação baseada é essencial na melhora da saúde de quem é diagnosticado com diabetes. O cuidado precisa ser redobrado para evitar alimentos ricos em açúcar, como é o caso de muitas frutas. A orientação é sempre procurar um profissional da saúde para entender cada caso, mas alguns itens podem ser sim consumidos com cautela para evitar o aumento do índice glicêmico (IG).

Glucose

Segundo profissionais da saúde, alguns alimentos possuem esse índice glicêmico (IG) muito alto, portanto, não são tão indicadas na dieta de quem tem diabetes. Um nível considerado alto é um IG maior ou igual a 70; um médio de 56 até 69 e um baixo menor que 55.

Isso acontece pois os alimentos com índices mais altos de IG são processados mais rápido no organismo. Desta forma, os níveis de glucose no sangue também sobem mais e mais rápido.

Entre as frutas com um índice glicêmico alto constam a melancia (76), o açaí (86) e a tãmara seca (103) No nível médio estão kiwi (58), mamão (56), abacaxi (59), uva (59), cereja (63), uva passa (64), melão (65), pêssego em calda (58) e figo seco (61). No nível mais baixo estão frutas como morango (40), banana (51), laranja (43), manga (51), ameixa seca sem caroço (29), maçã (36), pêssego (sem calda) (28), framboesa (32), amora (22) e abacate (15).

Embora algumas destas frutas tenham um índice mais baixo de IG, o consumo deve ser feito sempre em moderação e aliando com uma alimentação balanceada com fibras e proteínas. O indicado é que a dieta seja elaborada por um nutricionista.

Vale ressaltar que os profissionais recomendam também evitar qualquer tipo de fruta em calda, tipo ameixa com calda e abacaxi com calda, além de saladas de frutas com adição de açúcar, leite condensado ou mel. O mesmo vale para sucos de frutas e geleias. O ideal é sempre consumir a fruta na sua forma natural para manter as fibras e nutrientes.