Durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas têm buscado ingerir certos alimentos com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico e prevenir o desenvolvimento de doenças. Para sanar dúvidas sobre o assunto e entender qual tipo de alimentação é indicada seguir, a FolhaBV conversou com dois profissionais de nutrição.
Segundo o professor do curso de Nutrição da Estácio, Klaubert Reis, não existe um alimento específico para a melhora do estado imunológico, e, sim, uma combinação de nutrientes que irá proporcionar isso. “O necessário é fazer uma combinação de vitaminas e minerais que combinem com a química do nosso organismo. Por isso, o ideal é diversificar a alimentação. Quanto mais refeições diversificadas ingerirmos no cotidiano, mais acesso teremos a esses nutrientes necessários para melhorar a imunidade”, explicou.
A nutricionista Maria Assis reforçou a fala do professor e indicou alimentos que auxiliam uma alimentação melhor, como as frutas, legumes, verduras, entre outros. Porém, segundo ela, eles devem ser ingeridos com frequência. “É a frequência desse consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais que fazem com que o nosso organismo fique fortalecido e esteja preparado para doenças que o indivíduo venha a ter”, ressaltou.
Por outro lado, a profissional afirmou que uma alimentação baseada em alimentos artificiais e processados, ricos em gordura, sódio e açúcar, pode prejudicar o sistema imunológico, assim como ingerir refrigerante frequentemente. “Como exemplo, tem quem come miojo todos os dias na hora do jantar. O consumo frequente de alimentos assim não agregam nenhuma vitamina ou mineral ao organismo, então não é indicado. O álcool é também um grande fator para imunidade baixa”, disse.