Na hora da compra dos alimentos, principalmente se for em grande quantidade, pode ser que alguns itens possam passar despercebidos e acabar mofando pela falta de uso no tempo certo. O problema é quando a pessoa insiste em consumir a comida, o que pode causar sérios problemas de saúde, inclusive câncer no fígado.
Segundo informações da Universidade Federal de Santa Maria, é preciso entender primeiro que existem alguns tipos de fungos, alguns mais prejudiciais e outros até benéficos para a sociedade. O remédio antibiótico é derivado da penicilina, que é derivado de fungos. As leveduras também ajudam no crescimento de pães, fermentação de bebidas e em outros alimentos como chocolate e queijos.
Porém, os fungos mais preocupantes são os toxigênicos, que produzem toxinas prejudiciais para humanos e animais. Eles podem causar tumores, alterações nos fígados, rins e efeitos neurológicos, além de afetar a circulação sanguínea e podendo causar gangrena.
A toxina mais comum é a aflatoxina que pode causar hepatite e câncer no fígado, tanto em humanos, quanto nos animais. A informação, segundo especialistas da área da saúde, é que o consumo de aflatoxina mesmo em pouca quantidade pode causar um tumor no organismo, inclusive em alguns anos.
Saiba como identificar que o alimento está impróprio para consumo
Uma das formas mais comuns de identificar que o alimento está com mofo e impróprio para consumo é pela sua aparência. Sinais de mofo cinza ou de outras cores, como verde, branco e até rosa, são sinais de que a comida foi prejudicada.
A recomendação é descartar a comida no lixo, separando corretamente para evitar que animais consumam. Se o item tiver tido contato com outros alimentos, é preciso fazer a limpeza novamente do alimento com um litro de água e duas colheres de água sanitária.
Outra forma de identificar o mofo na comida é pelo cheiro. Às vezes o bolor somente não apareceu no alimento, por isso é importante também avaliar pelo olfato. Se o alimento tiver um cheiro forte de mofo, fermento ou que lembre querosene, é importante também fazer o descarte, mesmo sem mofo aparente. Isso acontece pois o fungo conta com uma estrutura chamada hifa, que é transparente, mas que já compromete o alimento.