Alimentos com muito sal, gorduras trans e saturadas, doces e carboidratos refinados em geral aumentam o risco de hipertensão arterial, colesterol e triglicérides altos, doenças que afetam diretamente os olhos.
Segundo o oftalmologista Marcelo Moreira de Oliveira, os alimentos ricos em gorduras boas são responsáveis pela manutenção da saúde dos olhos.
“Alimentos como linhaça, abacate, castanhas ajudam na formação da lágrima, o que ajuda a evitar os sintomas de olho seco como ardência e lacrimejamento. Já alimentos ricos em antioxidantes e luteína como açaí, cupuaçu, morango, cenoura, gema de ovo, colaboram para a saúde da retina. Um estudo australiano recente descobriu que o suco de laranja também auxilia no bom funcionamento dos olhos” reforçou o médico.
Outro alimento importante para a saúde ocular é a cenoura que junto com outros alimentos como mamão e abóbora, são ricos em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes que protegem a retina dos olhos.
“Rica em betacaroteno, esse alimento atua nas células da retina e protege estas células dos danos causados pelas luzes azul e ultravioleta que são encontradas nos dispositivos eletrônicos como celular e na luz solar. A exposição a longo prazo a estas luzes pode danificar as células da retina e provocar a perda da visão central de maneira irreversível e por isso a cenoura é importante para a prevenção” completa o médico.