O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) deu mais um importante passo para continuar sendo uma unidade de excelência que atende as crianças de Boa Vista, dos demais 14 municípios e até dos países vizinhos que buscam assistência especializada. A unidade ganhará um novo bloco que permitirá ampliar em 30% o volume de atendimento ambulatorial, ou seja, 150 mil novas consultas por ano.
O prefeito Arthur Henrique já assinou a ordem de serviço da construção do novo bloco para que as obras iniciem no mês de março, com um valor de R$ 6,1 milhões provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Boa Vista, além de emenda parlamentar do ex-senador Romero Jucá e da ex-deputada federal Maria Helena Veronese.
“Por muito pouco não perdemos esses recursos, uma vez que as estruturas improvisadas da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth atualmente ocupam o terreno pertencente à Prefeitura de Boa Vista, onde a obra deveria ser realizada. A gestão municipal solicitou a devolução da área, mas não obteve retorno. Fizemos um grande esforço junto ao Governo Federal para mudar o projeto e prorrogar o prazo de execução do mesmo, uma vez que o recurso financeiro estava disponível somente até o fim do ano passado. Conseguimos e vamos ampliar novamente a estrutura do Hospital Santo Antônio e melhorar ainda mais o atendimento médico para nossas crianças”, comentou o prefeito Arthur.
Agora, a Prefeitura terá condições de ter um novo espaço para o setor administrativo do HCSA e do Centro de Recuperação Nutricional Infantil (Cernutri), além da ampliação do Centro de Materiais Esterilizados (CME), o que irá garantir melhoria no serviço não só para as crianças que buscam atendimento, mas também para os familiares dos pequenos pacientes.
A importância de melhorar a estrutura do hospital é inquestionável. O HCSA é a única unidade pediátrica pública de todo o Estado de Roraima em um raio de 800km que, além de receber pacientes de todos os municípios, da Guiana e da Venezuela, também sofre impactos da imigração venezuelana e da crise humanitária do Povo Yanomami.
Por isso os investimentos têm sido constantes ao longo dos anos. Na atual gestão, foi aumentado de 15 para 20 o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos de trauma passaram de 5 para 10. Isso foi imprescindível para atender à crescente demanda em uma capital que mais tem crescido nos últimos anos.
É com forte investimento na saúde que a Prefeitura de Boa Vista tem cuidado da infância boa-vistense no momento mais crucial, oferecendo não apenas cuidados especializados, mas também conforto e apoio emocional aos pequenos e seus familiares, tornando o Hospital da Criança uma unidade de saúde valiosa para a infância e, consequentemente, para o futuro de nossa sociedade.