Saúde e Bem-estar

Anjos de Luz tem novas salas de fisioterapia e odontologia para pcd

A casa de apoio é destinada a pessoas com deficiência e seus familiares que residem no interior de Roraima

A Associação Grupo de Mães Anjos de Luz (AGMAL) abriu duas salas de fisioterapia e um consultório odontológico. Atualmente, a entidade atende mais de 15 mil pessoas com deficiência nos 15 municípios do estado, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. A sede fica localizada na avenida SD PM João Alves Brasil, nº 115, Conj. Cabos e Soldados, bairro Caranã.

Conforme explicou Maria das Dores, presidente da AGMAL, os equipamentos das duas salas de fisioterapia foram doados pela ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), e a verba para aquisição dos materiais do consultório odontológico são oriundos do Ministério Público do Trabalho, por meio de um projeto elaborado pelo Rotary Club de Boa Vista-Caçari.

“A inaguração desses espaços representa mais qualidade de vida pra nossas pessoas com deficiência. Agradecemos imensamente aos nossos parceiros por estarem sempre nos ajudando e proporcionando a realização desse sonho. O avanço da associação só acontece graças a esses anjos. A doação de todos é bem-vinda”, destacou Das Dores.

Origem
A AGMAL é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 4 de setembro de 2008. A filosofia consiste em promover a aproximação, cooperação e integração dos pais das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes uma vida digna com saúde, lazer e integração à sociedade.

A entidade surgiu devido à problemática percebida por um grupo de mães, diante das dificuldades enfrentadas no cotidiano da família com um filho que apresenta algum tipo de deficiência. Dentre elas, estão a acessibilidade, o preconceito, a discriminação, a saúde, o trabalho, os conflitos familiares, a negação da família, a falta de condições financeiras entre outras. 

Por esse motivo, Maria das Dores, mãe de Ester (*15/10/2006 / +05/10/2017), e Ana Carolina, mãe de Arthur (*16/09/2004 / +12/08/2016), criaram um grupo de apoio para ajudar as famílias que se encontram nessa situação. A sede da AGMAL com novas instalações foi inaugurada no dia 7 de julho de 2018 e partir desta data a Casa de Apoio passou a ser chamada Ester Pereira Paiva.

A casa de apoio é destinada a pessoas com deficiência e seus familiares que residem no interior de Roraima e precisam se deslocar até a capital para fazer tratamento, exames, consultas, solicitação de documentos entre outros serviços, dispondo de alimentação e acolhimento. Somente em 2017, a casa hospedou 3.173 pessoas com deficiência e seus familiares. Atualmente, a entidade abriga sete pessoas com deficiência, sendo três com deficiência múltipla, um visual, um com baixa visão e dois intelectuais.

Homenagem
Arthur Lima Brito será o nome do centro de fisioterapia neonatal, em homenagem à memória desse anjo que motivou a criação da entidade. A sala de reabilitação receberá o nome de Tânia Vasconcelos, madrinha da instituição, e o consultório odontológico se chamará Nilcéa Tinoco Goncalves – Vó Ceinha (em memória).