Saúde e Bem-estar

Anvisa certifica HGR por melhores práticas na segurança do paciente

De um total de 66 unidades hospitalares da Região Norte que passaram pela avaliação, o HGR ficou entre as nove mais bem posicionadas. 

O HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) foi classificado como de Alta Conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no ano de 2021. A unidade foi a única dentre todas do estado (públicas e privadas) a atingir este objetivo.
 
De um total de 66 unidades hospitalares da Região Norte que passaram pela avaliação, o HGR ficou entre as nove mais bem posicionadas. Os hospitais classificados como Alta Conformidade com as Práticas de Segurança do Paciente são divulgados em lista positiva no Portal da Anvisa, atualizada anualmente conforme avaliação.

O resultado mostra a eficiência das estratégias de segurança e gestão de riscos que são desenvolvidas pelo Governo de Roraima por meio da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).

A diretora-geral do HGR, Patrícia Renovato, explica que a classificação dada pela Anvisa é de grande importância na área da saúde para que a instituição seja referência no setor e significa atendimento de qualidade aos pacientes, credibilidade e confiança.

“Essa segurança do paciente significa redução de risco de danos desnecessários durante o atendimento. Ela é composta por várias estratégias que evitam, previnem e minimizam eventos adversos na atenção e cuidado à saúde”, disse.

QUESITOS ANALISADOS E RELEVÂNCIA

A avaliação de Alta Conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente feita pela Anvisa é direcionada para instituições que possuem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Nela, são analisados uma série de quesitos de padronização de protocolos, como identificação correta do paciente e prevenção de quedas, questões ligadas a oferta de insumos, ações de higienização, atuação dos núcleos de segurança do paciente e a aplicação de práticas de cirurgia segura.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HGR, Joice Teixeira, ressaltou que o resultado do status adquirido pelo HGR é fruto de trabalho de uma equipe multidisciplinar, fazendo com que todas ações voltadas para o bem-estar dos usuários que recorrem à unidade alcancem o êxito esperado.

“Essa equipe é composta por muitos profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que fazem coletas e avaliações de indicadores diários, além de outros parceiros que auxiliam a alcançarmos algumas metas para melhorar a segurança do paciente”, finalizou.