Depois de pacientes reclamarem do funcionamento do aplicativo Meu SUS Digital em Roraima, o Ministério da Saúde (MS) emitiu nota informando que o sistema está “temporariamente desativado”.
Recentemente, a equipe da FolhaBV realizou uma reportagem com pacientes questionando a falta de acesso ao aplicativo, permanecendo sempre em uma tela em branco de carregamento.
Por conta disso, os usuários das unidades de saúde afirmaram que não tinham como agendar e nem acompanhar as datas das consultas, tendo que se dirigir até os hospitais por conta própria. Em um dos casos, uma paciente descobriu que a data da sua consulta já havia passado.
Outra reclamação era a falta de retorno da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que disponibilizou um contato WhatsApp para acompanhamento das consultas. No entanto, segundo os pacientes, o contato não respondia as mensagens. Sobre o assunto, a Sesau alegou que já havia comunicado o Ministério da Saúde do problema e que a demora no retorno de informações se deve ao fato do grande volume de demandas recebidas.
O que diz o Ministério da Saúde?
Em resposta aos questionamentos da FolhaBV, o MS encaminhou nota nesta terça-feira, 29, relatando que o aplicativo Meu SUS Digital está em processo de atualização para oferecer melhor atendimento aos usuários.
Confira a nota na íntegra:
O aplicativo Meu SUS Digital está em atualização para oferecer funcionalidades mais eficientes. Durante a implementação da nova versão de agendamento de consultas, a versão anterior foi temporariamente desativada, o que pode ter gerado dificuldades de acesso para alguns usuários.
A equipe técnica do Ministério da Saúde está trabalhando para restabelecer o serviço em breve, garantindo acessibilidade e estabilidade. Enquanto o acesso não é normalizado, orientamos que os usuários procurem as unidades de saúde para informações sobre consultas e procedimentos agendados.
Sesau reforça que aplicativo é do Ministério da Saúde
A FolhaBV entrou em contato com a Sesau para saber se a pasta havia sido informada da atualização do aplicativo pelo Ministério da Saúde. No entanto, a Secretaria de Saúde informou apenas que o “Meu SUS Digital é um aplicativo cuja coordenação e organização são de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde”.
A Sesau ressaltou ainda que “aguarda retorno do Ministério da Saúde quanto às implementações que estão sendo realizadas no aplicativo Meu SUS Digital” e que é importante salientar que “qualquer unidade básica de saúde (posto de saúde dos bairros) pode realizar consulta de dados ao paciente, uma vez que tem acesso ao sistema”.
Por fim, a pasta reforçou que disponibiliza os contatos (95) 98416-6166 para os pacientes obterem mais informações acerca de agendamento de consultas.