DICAS PARA CASA

Aprenda a limpar almofadas corretamente e fazer elas durarem mais

lém da economia doméstica, a limpeza de almofadas e travesseiros também é uma questão de saúde

Saiba como higienizar travesseiros e economizar  (Foto: Divulgação)
Saiba como higienizar travesseiros e economizar (Foto: Divulgação)

Você compra almofadas com frequência e, por algum motivo, elas vivem rasgando e desgastando? Saiba que isso pode estar relacionado com a limpeza do produto. Segundo especialistas, o tempo de vida útil das almofadas pode sim ser reduzido caso a higienização não seja feita corretamente.
Isso acontece por conta do acúmulo de suor, bactérias e partículas que permanecem nos tecidos e podem enfraquecer os tecidos. Por isso, é mais fácil da almofada furar, desfiar e desgastar.
Além da economia doméstica, a limpeza de almofadas e travesseiros também é uma questão de saúde, pois o acúmulo de resíduos, bactérias, fungos e ácaros pode causar alergias, espirros, congestão nasal, coceira no olho, irritação na pele e até problemas respiratórios, inclusive agravar sintomas para quem sofre de asma.

Saiba agora como limpar suas almofadas e travesseiros da forma certa e economizar;

  1. Aspire o pó das almofadas
    A higienização das almofadas vai além da limpeza na máquina ou à mão. Primeiro, o indicado é remover a poeira semanalmente, se possível com um aspirador de pó. Caso você não tenha, basta bater as almofadas em lugar arejado, de preferência fora de casa.
  2. Limpeza frequente
    A recomendação de limpeza das capas das almofadas é todo mês, se você tiver crianças em casa ou pets. A limpeza mais profunda, na máquina ou à mão, deve ser feita a cada quatro ou três meses.
  3. Utilize a máquina de lavar
    Se você puder, utilize a máquina de lavar para higienizar as almofadas. Realize as etapas necessárias: remova as capas, coloque os enchimentos na máquina e lave poucas por vez. Aplique sabão líquido, pois o em pó pode acumular e troque o amaciante por vinagre branco para desinfetar. Utilizar ciclo suave e água fria. Mas tenha atenção: verifique antes se o tecido pode ir para o aparelho. Alguns itens, feitos de couro sintético, não podem e precisam ser lavados em lavanderias especializadas.
  4. Lave à mão
    Se você não tiver uma máquina de lavar à disposição, o procedimento é um pouco diferente para lavar a mão. A recomendação é deixar os enchimentos e capas de molho por 20 minutos em água fria e sabão neutro. Esfregue com movimentos suaves e enxágue em água corrente, sem necessidade de torcer para não danificar nada. O truque é usar uma toalha para absorver parte da água.
  5. Faça uma receita infalível
    Outra dica para limpar é usar uma receita mágica: meia xícara de vinagre branco, meia xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de detergente em pó para duas almofadas. Na máquina, utilize a receita no ciclo normal e água fria.
  6. Evite secar ao sol
    Depois de limpas, é importante evitar que as almofadas e travesseiros sejam secados ao sol. A temperatura quente é um prato cheio para entrada de microorganismos e bactérias, por isso, o ideal é secar à sombra e em lugar ventilado.