ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Aprenda a substituir o sal por ervas frescas e reduza o consumo de sódio

As ervas frescas são ideais para realçar o sabor e diminuir a adição de sal

Dicas para substituir o sal e evitar o excesso de sódio (Foto: Raisa Carvalho)
Dicas para substituir o sal e evitar o excesso de sódio (Foto: Raisa Carvalho)

Existem muitas pessoas que precisam consumir uma quantidade pequena de sal, seja por doenças como a hipertensão ou pelo próprio paladar. Porém, acontece da comida ficar pouco temperada sem o sódio. A recomendação de especialistas é substituir por ervas como orégano, manjericão, tomilho e alecrim.
Segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), as ervas frescas são ideais para realçar o sabor e diminuir a adição de sal. A recomendação é utilizar as ervas no seu modo mais natural se possível, comprando na feira, nos mercados ou fazendo a sua própria horta em casa. Isso acontece pois muitas das vezes, as ervas desidratadas podem ser moídas junto com pequenas raízes e galhos ou outros temperos, como o sal e pimenta, o que faz perder o intuito de reduzir o sódio. O mesmo vale para temperos completos.

Outra dica
Caso não seja possível utilizar ervas frescas, não há problema em utilizar as ervas secas, basta ter atenção na embalagem e verificar corretamente que está sendo comprado. A orientação é utilizar as ervas secas no início do cozimento, para que elas se hidratem no processo.

Com relação a que tipo de erva fresca utilizar, vale mesmo é o paladar da pessoa. Muitas receitas associam manjericão e orégano com molhos vermelhos, pizzas e massas; alecrim com carne de porco e batatas assadas; sálvia com peixes, tomilho com aves e noz moscada com molho branco, por exemplo, mas a combinação é pessoal. A instrução é apenas que no caso da substituição do sódio, utilizar o sal depois das ervas, apenas se for necessário para complementar o sabor. Vale ressaltar que as especiarias e ervas também são ótimas opções para doces e sobremesas, como a canela e raspas de limão, ou para drinques, como chás e águas saborizadas.

Sabores diferenciados
Para quem busca sabores mais cítricos, as ervas e especiarias mais indicadas são tomilho, cardamomo, sementes de coentro e cascas de laranja e limão; para quem opta por sabores mais adocicados, o ideal são sabores como canela, noz-moscada, anis, cravo e pimenta da Jamaica; para que busca um sabor mais herbáceo, muitas ervas trazem frescor, como manjericão, alecrim, tomilho, coentro e hortelã.
Aqueles que querem se arriscar em sabores mais picantes, existem especiarias como a pimenta do reino, pimenta branca e malagueta; um sabor mais terroso, com o cominho e a cúrcuma e um gosto mais pungente, no gengibre, mostarda e raiz forte.