A tábua de corte utilizada para cortar carne e legumes é peça fundamental na cozinha de qualquer pessoa. Porém, com o tempo elas vão ganhando manchas, seja da carne vermelha ou dos legumes mais diversos. De acordo com Karina Laggo, autora do blog Traz Limpeza é possível higienizar as peças fazendo com que fiquem mais claras, sem manchas e duradouras.
“Existem diferentes tipos de tábua de cortar, a de madeira, de vidro e de plástico. O ideal é utilizar uma de madeira para a carne, apesar de que ela acumula mais sujeira. O jeito mais fácil de limpar é usar água e sabão com uma escova, outra dica é colocar de molho na água sanitária. No caso da tábua de plástico, ela precisa ficar de molho e usar a água quente que auxilia na hora de tirar a gordura” explicou.
Na hora de escolher o sabão, buscar por um neutro sem cheiro para que não impregne na comida. Karina também sugere que as pessoas tenham tábuas destinadas para cada tipo de alimento, uma para a de carnes e outra para os vegetais. “Com a separação, a limpeza fica mais fácil e evita outros tipos de contaminação.
Após cada uso, uma tábua de madeira deve ser limpa com água morna, sabão e uma esponja macia. Certifique-se de limpar todas as fendas onde alimentos e bactérias possam se esconder.
Karina Laggo dá dicas de organização e limpeza para a casa no @trazlimpeza no instagram (Foto: Divulgação)
Tábuas de madeira
É importante que você seque imediatamente a placa com um pano de prato seco. Como você está lidando com madeira, deixar a tábua molhada por um longo período de tempo pode fazer com que as fibras de madeira fiquem deformadas.
Tábuas de plástico
Embora o plástico possa ir na máquina de lavar louça (ao contrário das tábuas de cortar de madeira), é melhor lavá-las à mão para prolongar a vida útil das tábuas e evitar empenamento.
Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e use uma esponja macia para limpar sua prancha usando esta mistura.
Tábuas de vidro
Tanto nas tábuas de vidro, plástico ou madeira, o básico (e que sempre funciona!) é lavar o item logo após usá-lo. Utilizar água quente e detergente antibacteriano é uma ótima saída. Mas a lavagem normal do utensílio apenas com água fria também serve no combate à proliferação de bactérias.