SAÚDE

As melhores e 'piores' comidas para quem sofre de diabetes

Atualmente, cerca de 13 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil

As melhores e 'piores' comidas para quem sofre de diabetes

A diabetes é uma doença causada pela má absorção ou produção insuficiente de insulina, segundo preconiza o Ministério da Saúde, o que acaba afetando o nível de energia no organismo e regula a glicose no sangue.

Atualmente, cerca de 13 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil. A causa da doença ainda é desconhecida e a principal orientação para prevenir a diabetes é manter uma alimentação saudável, sem consumo de álcool, cigarro e outras drogas, além da realização de atividades físicas frequentes.

Mas para quem já é diagnosticado com a doença existem algumas formas de tratamento, como injeção diária de insulina, dependendo do tipo de diabetes: tipo 1, tipo 2, pré-diabetes ou diabetes gestacional.
Outra forma de impedir o agravamento da doença é ter atenção na sua alimentação. Normalmente, o foco é manter o nível estável de açúcar no sangue evitando comidas processadas e com muitas calorias.

Veja alguns dos itens que devem ser evitados:

Bebidas e cereais doces
Refrigerantes, sucos já adoçados e até chás industrializados, que têm cara de serem saudáveis, mas na verdade não são. Uma dica é saborizar a água com outras frutas, como o limão. O mesmo vale para cereais que são cobertos com açúcar.

Cafés especiais
Se você tem costume de passar na cafeteria e pedir um cappuccino ou outra bebida com leite vaporizado e chantilly, é melhor evitar. A recomendação é tomar o café puro sem açúcar ou com uma pequena inclusão de adoçante.

Leite integral
O leite integral ou de caixinha também não é muito indicado para quem tem diabetes por conta da concentração de gordura. A melhor opção é procurar um leite desnatado ou semidesnatado ou outros tipos de leite, como leite de soja ou de amêndoas.

Carne processada
Cachorro quente? Melhor evitar! A carne processada da salsicha é rica em gordura saturada e sódio. Se for consumir, que seja ocasionalmente. O mesmo vale para aquela fatia de presunto. A indicação é fazer a sua própria carne com frango desfiado, por exemplo.

Frituras
Batata-frita ou frango frito não são opções saudáveis. A comida absorve gordura no processo de fritura, o que não é bom para o colesterol, a saúde do coração ou controle do peso para quem tem diabetes. Melhor assar ou cozinhar a comida. O uso da fritadeira elétrica ou air fryer (sem óleo!) também é uma alternativa.

Por fim, fica a lista de alimentos que são boas opções para quem tem diabetes

Batata doce – Grande fonte de vitamina c, potássio e fibra. Mesmo tendo sabor adocicado, não há contra-indicação.
Vegetais crucíferos – Brócolis, repolho, couve-flor, couve, rúcula, agrião, acelga, rabanete e couve de bruxelas são ricos em potássio e vitamina C.
Legumes – Feijão preto ou branco adiciona fibra e proteína à sua alimentação, adicionando também a sensação de saciedade.
Castanhas – Nozes e amêndoas são fontes de fibra e também são oxidantes. Ideais para um lanche com salada, aveia ou iogurte. Mas é preciso cautela, pois as castanhas também são ricas em calorias.
Frutas vermelhas – Ricas em antioxidantes, vitamina C e fibra, também adicionam cor e sabor em saladas e no iogurte.