Atendimento a crianças e adolescentes atípicos em RR ganha reforço

Trinta novos bolsistas do IFRR passaram a integrar o projeto Desenvolver, ampliando o atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes no Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr)

O Acordo de Cooperação prevê a atuação dos bolsistas por um período inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação. (Foto: Eduardo Andrade/
SupCom ALE-RR )
O Acordo de Cooperação prevê a atuação dos bolsistas por um período inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação. (Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR )

Trinta novos bolsistas do curso de Educação Física do Instituto Federal de Roraima (IFRR) passaram a integrar, nesta sexta-feira (23), o projeto Desenvolver, que oferece atendimento a crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr). A iniciativa, vinculada ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), visa proporcionar desenvolvimento neuropsicomotor através de exercícios multimodais.

A assinatura do termo de estágio ocorreu após a formalização do Acordo de Cooperação Técnica entre o Teamarr e o IFRR, que garante a concessão de bolsas como incentivo ao desenvolvimento profissional dos estudantes. De acordo com a presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella, a parceria, que começou no ano passado com dez bolsistas, foi ampliada para incluir mais vinte acadêmicos, permitindo a extensão do atendimento a adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

“A ampliação do atendimento multidisciplinar fortalece a formação dos acadêmicos e oferece suporte especializado às crianças e adolescentes, contribuindo significativamente para o trabalho desenvolvido no Teamarr”, afirmou a deputada.

Eliana Mendonça, coordenadora do projeto Desenvolver, ressaltou a importância da parceria para assegurar a continuidade do atendimento e ampliar o alcance para filhos de funcionários do IFRR com necessidades especiais.

Para a bolsista Giovanna Guivara de Moura, que já participa do projeto, a experiência tem sido fundamental para sua formação. “Essa vivência pré-profissional nos prepara para futuras responsabilidades, proporcionando uma base sólida antes de ingressarmos definitivamente na carreira”, destacou.

O Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2024, publicado no DOALE nº 4181 de 05 de junho de 2024, prevê a atuação dos bolsistas por um período inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação. A seleção dos bolsistas foi realizada através de um processo seletivo promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima em junho deste ano.