O atendimento para pacientes com covid-19, a partir do dia 10, será no Pronto Atendimento Cosme e Silva, no bairro Pintolândia. A mudança ocorreu devido o atual cenário da pandemia que apresenta um espelho epidemiológico de diminuição no número de casos e óbitos por covid-19, em Roraima.
O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, explica que haverá mudanças somente em relação ao atendimento, que não vai ser mais no hospital da retaguarda. “Queremos tranquilizar a população e dizer que nenhum paciente ficará sem atendimento, pois a preocupação do Governo do Estado de atender toda a população continua sendo o foco do nosso trabalho. O que vai ser feito é apenas uma reorganização no fluxo de atendimento, visto que hoje temos um momento de mais controle da pandemia que nos possibilita fazer as mudanças”, esclareceu.
Conforme o diretor-geral do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), Anderson Benetta, é importante ressaltar que o atendimento para pacientes com covid-19 que necessitem de acompanhamento em UTI continua sendo prestado no Hospital Geral de Roraima.
“Os leitos de UTI e de suporte ventilatório serão mantidos, ou seja, não haverá nenhuma alteração nesse fluxo de atendimento, uma vez que ainda estamos em pandemia e as mudanças visam a continuidade do atendimento, e sendo assim a equipe multiprofissional do Hospital continuará a postos para prestar a assistência necessária aos casos graves”, ressaltou.
Na medida em que o paciente for atendido no Pronto Atendimento Cosme e Silva, naqueles casos em que for um paciente sintomático respiratório para covid, se for necessário realizará os exames para o fechamento do diagnóstico e nos casos de internação serão atendidos no Hospital das Clínicas, que terá um bloco com 12 leitos clínicos.
“Teremos a equipe pronta para receber o paciente sintomático e se for necessário, por exemplo, será feito o raio-x, e ele terá o acompanhamento da nossa equipe multiprofissional. Naqueles casos em que for necessária internação serão disponibilizados no Hospital das Clínicas os leitos clínicos. E para tanto, a equipe do Hospital será reforçada e o paciente contará com o atendimento pela equipe multidisciplinar”, enfatizou o diretor Don Silva Martins, coordenador do Núcleo Interno de Regulação do Hospital das Clínicas.