Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) mostram que neste ano houve um aumento de casos de câncer de próstata em Roraima se comparando com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o estado registrou de janeiro a agosto 22 casos, um acréscimo de 16% comparado ao ano passado que constatou 19 casos.
“O aumento nos diagnósticos é devido à alta procura do público masculino em fazer a avaliação para o diagnóstico do câncer de próstata”, disse o médico urologista, Marlon Santos.
Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver o câncer de próstata como: idade, histórico familiar e obesidade.
“Todo paciente a partir dos 40 anos, e que tenha uma história familiar de câncer de próstata, seja um primo, tio, ou pai, deve procurar um médico urologista”, recomendou o médico.
Exames preventivos do câncer de próstata
Os exames preventivos identificam o câncer de próstata em fase inicial e tratável. Segundo o médico, isso aumenta as chances de sucesso do tratamento, e melhora a futura qualidade de vida do paciente.
Esses testes incluem o exame de toque retal (ERD), a dosagem e o exame no sangue. Santos ressaltou que a prática de atividade física ajuda a prevenir o câncer de próstata.
“Estudos recentes mostram que homens que estão acima do peso têm mais risco de desenvolver a doença. Recomenda-se diminuir o consumo de álcool e não fumar”, orientou o urologista.
Os interessados em passar por uma avaliação inicial devem procurar o Hospital Coronel Mota. “Caso seja diagnosticado o câncer no paciente, independente da fase em que se encontra, o tratamento é feito na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)”, explicou.