Baixo estoque de sangue compromete realização de cirurgias eletivas em Roraima

Apenas cirurgias de emergência serão realizadas, informou a direção do HGR (Foto: Ascom/Sesau)
Apenas cirurgias de emergência serão realizadas, informou a direção do HGR (Foto: Ascom/Sesau)

Em comunicado aos pacientes que aguardam por cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR) nesta quarta-feira, 22, a gestão do hospital informou que apenas as cirurgias de urgência serão realizadas devido o baixo estoque de sangue.

A informação foi repassada por familiares de um paciente que espera por uma cirurgia para o tratamento de câncer na unidade. O procedimento foi agendado duas vezes, mas foi cancelado pela direção do hospital.

Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau) confirmou a informação de baixo estoque de sangue na rede estadual. A secretaria informou também que, quando há a redução de estoque de sangue deve ser preservada a realização de cirurgias de urgência e emergência.

Porém garantiu que as cirurgias eletivas estão sendo retornadas gradativamente com a recuperação do estoque de sangue no Hemoraima.

“A Sesau salienta que é necessário que o doador voluntário compareça no Hemoraima de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h e das 13h às 17h, na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, Aeroporto. O telefone para contato é (95) 98404-9593. Destaca-se, dessa forma, que a doação é importante para a manutenção do estoque e oferta de sangue aos hospitais públicos e particulares”, reforçou a Sesau por nota.