Desde que foi criado, o Banco de Leite Humano da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, alimenta em média 500 bebês por ano.
O trabalho de excelência tem recebido reconhecimento internacional e nesta quarta-feira,19, Dia Mundial da Doação de Leite Humano, foi destaque no Fórum de Cooperação Técnica Internacional sobre doação de leite humano.
O evento reúne diversos países para tratar da temática ‘a pandemia trouxe mudança, a sua doação traz esperança’.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Silvia Furlin, é um orgulho o reconhecimento a nível internacional de todo o trabalho realizado para atender todas as demandas relacionadas à doação de leite materno.
“Contamos com uma equipe de 43 profissionais em uma Maternidade que tem 24h de funcionamento. Mesmo com a pandemia nós conseguimos suprir as necessidades de até 99% de nossos recém-nascidos internados na UTI neonatal, e é um orgulho poder mostrar, nesse evento, como é feito o trabalho do nosso banco em Roraima”, esclareceu a coordenadora.
Durante o evento foi relembrado a conquista do selo de ouro, em seis anos consecutivos, pelo HMNSN após avaliação pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, na prestação do atendimento. A última avaliação ocorreu no final de 2020.
“O leite materno é o melhor alimento para o recém-nascido, e quando temos mães doadoras, temos a doação de amor e carinho, por isso reforço para todas as mães que tem excedente de leite que façam a sua doação e salvem uma vida, pois o leite é vida e traz esperança para o bebê que está na UTI”, finalizou a coordenadora.