Saúde e Bem-estar

Banco de Leite :Por que é importante doar leite materno

Atualmente o Banco de Leite conta com 81 doadoras ativas

Durante todo o ano, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth realiza ações de sensibilização da sociedade sobre a importância das doações de leite materno e frascos de vidro para o Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade, Silvia Furlin, apesar das orientações sobre os protocolos de segurança, as doações caíram cerca de 30% por causa da pandemia.

“Reforçamos que mesmo durante a pandemia a doação de leite materno não oferece riscos, já que a mulher deve usar máscara e seguir todos os protocolos de proteção, ou seja, as mães podem confiar na orientação das profissionais de saúde do Banco de Leite e maternidade, voltadas para combater a COVID-19”, esclareceu.

Silvia explica que atualmente o Banco de Leite conta com 81 doadoras ativas, somando as mamães que doam de suas casas e diretamente no Banco de Leite, no último mês foram coletados 104 litros de leite, mas o ideal seria a coleta de pelo menos 10 litros por dia para as demandas das enfermarias e não apenas a UTI Neonatal da Maternidade.

“Neste momento em que se aproxima o mês de férias, a nossa preocupação aumenta uma vez que muitas doadoras poderão se ausentar da cidade, por isso reforçamos o pedido de que as doações sejam mantidas e reforçadas antes do período de festas”, complementou.

COMO DOAR

Segundo a psicóloga Marina Alvares, as mães que tiverem interesse em doar, devem ter uma produção maior do que as necessidades de seu próprio filho, ter boa saúde e não tomar medicamentos contraindicados para a amamentação.

A Unidade disponibiliza um número de telefone para que as mamães possam receber as orientações corretas na hora de doar o leite, os bombeiros auxiliam na hora de deixar os frascos de vidro e receber o leite materno ordenhado pelas mamães.

“Temos o telefone (95) 98414-0772 para prestar todas informações e tirar as dúvidas das mulheres interessadas em contribuir. Vale lembrar que a maternidade conta com o serviço de assistência na retirada de leite na própria residência da mãe doadora”, reforçou.

FRASCOS DE VIDROS

Para a manutenção das atividades do Banco de Leite, é necessário também o uso de frascos de vidro com tampa plástica, que servem para armazenar o leite humano, sem perder as características, qualquer pessoa pode doar frascos de vidros, basta entrar em contato com o mesmo número disponibilizado pela Unidade.

“A população pode estar ajudando na entrega de frascos de vidro na recepção da maternidade, vale ressaltar que nós não podemos utilizar tampas de metal pois elas oxidam”, destacou.

Segundo a coordenadora, O Banco de Leite hoje encontra-se com estoque estável, atendendo aos bebês da UTI, mas é preciso manter uma reserva, devido a oscilação de prematuros que entram para ser internados na UTI neonatal e também nas enfermarias.

“Independentemente da época do ano, sempre há bebês internados que precisam de leite materno para se alimentarem e se recuperarem o mais rápido possível de diarreias, alergias e infecções, por isso para garantir um estoque satisfatório e que atenda toda a Unidade é fundamental para a colaboração da sociedade”, complementou Silvia Furlin.