Aprender um novo idioma é uma atividade considerada por muitos como terapêutica e enriquecedora, que traz benefícios significativos, independente da idade.
De acordo com um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), aprender outra língua contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo e aprimora a habilidade de resolução de problemas. Os benefícios cognitivos, a flexibilidade mental e a ampliação da capacidade de expressão são aspectos que tornam essa prática essencial para o desenvolvimento pessoal e social dessas pessoas.
A psicopedagoga, Graciela Ziebert, 46, compartilha sua visão sobre como essa prática pode transformar a vida das pessoas, desde a infância até a terceira idade.
Independente de qualquer idade, o processo de aprendizagem é um exercício que requer paciência e constância. De acordo com Graciela, a aprendizagem durante a infância é especialmente benéfica.
“Desenvolver dois ou mais idiomas na infância aprimora o repertório da fala, facilita a expressão e proporciona vantagens cognitivas. Pessoas bilíngues tendem a se expressar melhor em público, com uma fala mais organizada e articulada”, afirma a psicopedagoga.
O contato precoce com diferentes línguas ajuda a expandir a capacidade de comunicação e o desenvolvimento de habilidades linguísticas, o que é crucial para o aprendizado geral da criança.
Já para os idosos, aprender um novo idioma se traduz em um poderoso estímulo cognitivo, juntamente com o aumento da autoestima e realização pessoal. Graciela destaca que a flexibilidade cerebral é uma característica importante nessa fase da vida. Além disso, a psicopedagoga observa que os idosos que se dedicam a aprender novas línguas podem experimentar uma melhora na memória e no raciocínio.
“Manter o cérebro ativo é tão essencial quanto exercitar o corpo. Atividades que envolvem raciocínio, organização e memorização são fundamentais para preservar a saúde mental, além de evitar futuros problemas como, declínio mental e Alzheimer “, explica.
Graciela também ressalta a importância de um acompanhamento cuidadoso ao ensinar um novo idioma a crianças. O incentivo deve ser feito a partir da curiosidade e idioma que atrai a criança, permitindo que ela explore línguas que realmente a interessam, como francês, italiano ou mandarim.
“Os pais devem estar atentos para não forçar seus filhos a aprender algo que não desejam. É fundamental observar os interesses da criança e incentivá-la na direção que ela escolher. É importante sempre observar, o que a criança quer aprender e qual idioma ela pode ter mais habilidade e sempre manter uma comunicação ativa com a criança “, afirma Graciela.
Portanto, aprender um novo idioma é uma atividade enriquecedora em qualquer fase da vida, seja crianças, adultos e idosos. Os benefícios cognitivos e a flexibilidade mental de expressão são aspectos que tornam essa prática essencial para o desenvolvimento pessoal e social.