Boa Vista registrou nos primeiros meses deste ano 26 casos de HIV e Aids. Em 2019, foram 172 casos de aids, 288 de HIv e 554 de sífilis. No ano anterior, o número de casos de Aids foram 152, 349 de HIV e 595 para sífilis.
Para alertas esses dados a população durante o carnaval, estão sendo realizadas ações de prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis durante a festa.
Nos quatro dias de carnaval serão distribuídos cerca de 60 mil preservativos, além de gel lubrificante e repassadas orientações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
No stand montado na Praça Fábio Marques Paracat são feitos testes rápidos em parceria com a Associação de Bem com a Vida e com profissionais do Hospital Lotty Íris.
“As equipes estão abordando as pessoas, que estão sendo bem receptivas e ouvindo as orientações sobre a importância do teste rápido, tratamento para o HIV e do uso do preservativo. Vamos continuar com a ação nos próximos dias e, na quarta-feira, quem se interessar, já pode procurar uma unidade de saúde e realizar o PEP”, explicou Sebastião Diniz, coordenador municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais.
A estudante Bruna Silva aproveitou para pegar os preservativos, ouviu as orientações e aprovou a ação. “Este tipo de conscientização é importante, principalmente em festas, pois infelizmente, ainda tem gente que não tem conhecimento ou não faz muita questão de saber dos riscos e como se prevenir das IST´s”, ressaltou.
O que é a PEP?
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. A medicação pode ser usada por pessoas que tenham sido expostas ao vírus em até 72 horas após o contato.
Em Boa Vista, 12 unidades de saúde oferecem a PEP: Aygara Mota, Mecejana, Buritis, 13 de Setembro, São Vicente, Pricumã, Mariano de Andrade, Délio Tupinambá, 31 de Março, Silvio Botelho, Edna Diniz e Raiar do Sol.
Dados
Boa Vista registrou nos primeiros meses deste ano 26 casos de HIV e Aids.
2019
Aids – 172
HIV – 288
Sífilis – 554
2018
Aids – 152
HIV – 349
Sífilis – 595