Saúde e Bem-estar

Brasil Saudável inicia ações em Roraima para eliminar doenças em populações vulneráveis

Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Iracema, Pacaraima e Rorainópolis foram definidos como prioritários para as ações do programa devido à incidência de doenças como tracoma, oncocercose, malária, tuberculose, doença de Chagas, hepatites B e C, sífilis congênita, HIV e aids

O evento reúne gestores, técnicos, autoridades locais e representantes da sociedade civil e conta com o apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR) (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O evento reúne gestores, técnicos, autoridades locais e representantes da sociedade civil e conta com o apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR) (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, Boa Vista será sede da Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável, iniciativa do Governo Federal voltada à eliminação de infecções e doenças determinadas socialmente. O evento reúne gestores, técnicos, autoridades locais e representantes da sociedade civil e conta com o apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Seis municípios de Roraima – Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Iracema, Pacaraima e Rorainópolis – foram definidos como prioritários para as ações do programa devido à incidência de doenças como tracoma, oncocercose, malária, tuberculose, doença de Chagas, hepatites B e C, sífilis congênita, HIV e aids.

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, a oficina tem o objetivo de alinhar estratégias e ações com os atores locais para enfrentar os determinantes sociais da saúde. A coordenadoria do programa aponta que as peculiaridades de Roraima, como a localização na fronteira, a imigração venezuelana e os impactos do garimpo, tornam o estado um ponto estratégico para as ações iniciais do Brasil Saudável.

O programa, criado pelo Decreto nº 11.908 de 2024, integra políticas de saúde pública com outras áreas, como saneamento básico, alimentação, moradia e educação, buscando reduzir desigualdades sociais e promover o acesso a direitos básicos.

As atividades estão alinhadas às metas da Agenda 2030 da ONU e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Entre os objetivos, estão a eliminação de doenças como oncocercose, tracoma, malária, doença de Chagas e esquistossomose, além de controlar infecções como aids, hanseníase e tuberculose.

As reuniões e debates ocorrerão no Teatro Municipal e no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFRR.

Serviço

  • Datas e horários: 3 a 7 de fevereiro, das 8h às 17h30
  • Locais:
    • 3 e 7 de fevereiro: Sala de Teatro Escola – Teatro Municipal de Boa Vista, Av. Glaycon de Paiva, São Vicente
    • 4 a 6 de fevereiro: Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Paricarana, UFRR

Mais informações podem ser consultadas no site oficial do Programa Brasil Saudável.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.