No último domingo, 27, Clevinho Santos, disse em entrevista que a causa da morte da ex-esposa, Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, pode ter sido em decorrência do uso de remédios para emagrecer. O desejo de se submeter a intervenções estéticas pode ser causado por conflitos emocionais e levarem, em alguns casos, à consequências fatais.
O psicólogo e consultor de imagem Guto Bolsoni, discute como os procedimentos estéticos podem funcionar apenas como anestesia na tentativa de curar uma ferida emocional.
“A rejeição da própria imagem acontece quando a aceitação está fora e não dentro. Ou seja, a pessoa admira o que vê nos outros e negligencia o que é genuíno. Quando nos conhecemos e nos aceitamos exatamente como somos, criamos habilidades e discernimento para efetuar as mudanças que acharmos necessárias”, explicou.
Guto completa ainda, que o uso das redes sociais pode afetar diretamente a autoestima dos usuários causando um efeito negativo na vida pessoal.
“Artistas e influenciadores determinam o padrão de beleza e muitas pessoas na busca por se enquadrar dentro de um padrão, acabam se submetendo a procedimentos estéticos e intervenções cirúrgicas mesmo sem indicação e acompanhamento de um profissional qualificado. Com o foco na aparência física, acabam negligenciando a parte emocional e com isso desenvolvem diversos transtornos, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, dentre outros”, destacou o psicólogo.
Sobre a utilização de “dietas milagrosas” promovidas pela internet, ele ressalta que as promessas de emagrecimento ocupam um espaço deixado pelo vazio emocional “As pessoas por estarem fragilizadas, acabam acreditando em qualquer coisa, sem mesmo consultar a comprovação científica do que é oferecido.
Geralmente pessoas com transtorno de ansiedade são as que mais consomem estes produtos imediatistas e em muitos casos os prejuízos para a saúde podem ser irreversíveis. É importante procurar um profissional da área, antes de fazer uso de qualquer substancia ou dietas extremamente restritivas” alertou.
Todos os anos, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são realizados no Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dentre as operações mais procuradas, está a de aumento da mama, com uma média anual de 200 mil cirurgias.
Em 2022, o rejuvenescimento das pálpebras e a rinoplastia se consolidaram como tendência nos consultórios. Isso porque na pandemia, as pessoas passaram a se observar com mais frequência por meio de telas, gerando impactos na busca por transformações faciais.