CUIDADO

Cachorros podem comer frutas? Entenda que tipo de alimento faz mal para animais

Algumas frutas podem ser consumidas sem problemas e outras não são recomendadas por veterinários

Foto: Carlos Rocha
Foto: Carlos Rocha

Imagine a cena: você cortando uma fruta em casa para preparar uma vitamina ou uma panqueca doce e, de repente, um pedaço cai no chão e vai parar bem pertinho do seu cachorro. Ele aproveita, vai lá e come a fruta. E agora? Segundo especialistas, alguns alimentos podem ser consumidos sem problema, porém, em outros casos é melhor correr para o veterinário.

A informação é que somente algumas frutas são consideradas saudáveis para os animais. Inclusive, algumas delas são até favoráveis por serem refrescantes por conta da quantidade de água presente e ricas em fibras, antioxidantes e vitaminas.

As mais recomendadas para consumo são: banana, incluindo a casca; morangos, maçã; mamão, melão, melancia, manga sem o caroço para evitar qualquer tipo de engasgo e pêssego também sem o caroço, pois ele contém cianeto, altamente perigoso para cães. O abacaxi também pode ser consumido, desde que devidamente descascado.

Outras precisam ser consumidas com cuidado, por exemplo, a laranja. O cão pode comer somente a polpa e evitar a casca e semente, pois podem conter itens tóxicos. O fruto não é recomendado, porém, para os cães que sofrem de diabetes, por conta da sua concentração de açúcar natural.

Evite cerejas e uvas

Aquelas que devem ser evitadas totalmente são as cerejas, que contém uma alta concentração de cianeto nas folhas e no caule, o que é tóxico para cães. Outro alimento que deve ser evitado são as uvas, tanto normais quanto as passas, pois podem causar problemas renais. O mesmo vale para abacate, que causa vômito e diarreia, por conta da alta concentração de persina e carambola, a fruta estrela, por conta do nível de oxalato de cálcio, que também pode causar problemas renais.

Vale ressaltar que a alimentação balanceada do cão precisa de uma orientação médica de um profissional veterinário. Nem toda fruta, mesmo sendo considerada saudável para cães, é adequada em razão de problemas de saúde e condições genéticas.