A doação de uma câmara mortuária deve auxiliar na gestão do óbito em Pacaraima. O equipamento foi doado à Secretaria de Saúde (Sesau) pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
A gestão do óbito em Roraima é feita pelo Instituto Médico Legal, que dispõe de câmaras frias. Pacaraima não possui cemitério por conta do solo, composto por uma substância chamada Caulim, um tipo de minério composto por silicatos hidratados de alumínio que impede a decomposição dos corpos. A doação à Sesau foi oficializada nesta terça-feira (18).
“A câmara mortuária vai ajudar a preservar e resguardar direitos daqueles que necessitam dessa atenção especial. Por se tratar de cadáveres, essa preservação vai auxiliar em outros procedimentos. Também é uma forma de respeito com essas almas. Agradecemos imensamente o apoio da Cruz Vermelha por essa parceria”, ressaltou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
“Agora a Sesau passa a ter uma câmara mortuária, que vai ajudar principalmente a cidade de Pacaraima, ajudando a desafogar as demandas [dos moradores] e a dar mais calma para as autoridades desse município no que diz respeito a gestão do óbito”, pontuou o assessor forense do CICV, Frederico Mamede.